As finanças no currículo da Matemática escolar: um olhar sobre a produção de sujeitos trabalhadores e consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488451

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Livros didáticos, Matemática Financeira, Educação Financeira, Financeirização do Capital

Resumo

O presente artigo problematiza alguns direcionamentos em relação às finanças no currículo da disciplina de Matemática, questionando: como o tema de finanças é apresentado nos materiais didáticos dos programas curriculares da Matemática escolar? Quais os direcionamentos relacionados às finanças nesses materiais? O corpus de análise da pesquisa constitui-se de 15 (quinze) livros didáticos de Matemática, publicados entre os anos de 1902 e 2003, do repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina e da Biblioteca Estadual Juarez da Gama Batista de João Pessoa, Paraíba. Aponta-se dois direcionamentos em relação à educação financeira nos programas curriculares: (a) formação do sujeito trabalhador e (b) formação do sujeito consumidor. Destaca-se que a temática das finanças, como conteúdo escolar, assumiu a função de auxiliar na profissionalização dos estudantes, deslocando-se da preparação para entender e/ou trabalhar no segundo setor (empresas e comércio), para a constituição de sujeitos consumidores. Considera-se necessário tensionar os direcionamentos de finanças no currículo da Matemática escolar, questionando os poderes e saberes que sustentam as verdades sobre a produção dos sujeitos.

Biografia do Autor

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Professora de Matemática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Membro do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática (GDFEM) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC). 

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-
-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática (GDFEM). Realiza pesquisa em Educação Matemática, formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (CNPq).

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Conrado, G. D. R., Pozzobon, M. C. C., & Ferraro, J. L. (2025). As finanças no currículo da Matemática escolar: um olhar sobre a produção de sujeitos trabalhadores e consumidores. Educação, 50(1), e102/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644488451

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