A Reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434731

Palabras clave:

Palavras-chave, Ensino Médio, Lei 13.415, Teoria Histórico-crítica.

Resumen

Examina-se, neste artigo, a reforma do Ensino Médio, editada pela lei 13.415. Dar-se-á atenção especial ao estabelecimento de um teto máximo de 1.800 horas para cumprimento do ensino dos conteúdos escolares, também à nova composição do currículo e sua flexibilização. O estudo tem como fundamento teórico-metodológico a teoria histórico-crítica, em sua concepção dialética de pesquisa e em sua posição sobre a razão de ser da escola. Constatou-se que a flexibilização do currículo, a partir de um discurso de modernização da estrutura curricular, trará diversas dificuldades para as escolas, principalmente aquelas mantidas pelo Poder Público, cumprirem com sua função social – a transmissão e assimilação de saberes elaborados, científicos – promovendo acentuadas desigualdades no Ensino Médio..

Biografía del autor/a

Paulo Romualdo Hernandes, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais

Tem Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Como pesquisador tem experiência na pesquisa nos seguintes temas: Teatro de José de Anchieta, história da educação, jesuítas, Brasil Colônia. Tem pesquisas sobre a  teoria histórico-crítica e a função social da escola Como docente tem atuado em Filosofia, Ética, Filosofia da Educação, História da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia do Trabalho Científico, entre outras disciplinas. Publicou o livro O Teatro de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil colônia pela editora Alínea com apoio da FAPESP. Membro permanente do programa de pós-graduação stricto sensu História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Membro permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Alfenas

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Publicado

2019-07-15

Cómo citar

Hernandes, P. R. (2019). A Reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar. Educación, 44, e58/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644434731

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua