Educação Popular e Resistência: as escolas populares de saúde no Timor-Leste

Autores/as

  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente) Universidade Federal de Santa Catarina (Doutorando)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434613

Palabras clave:

Educação Popular, Epistemologias do Sul, Timor-Leste.

Resumen

Timor-Leste é considerada a primeira democracia a se estabelecer como tal no século XXI. Com a invasão indonésia em 1975, houve investimento na construção de escolas - desde a educação infantil até o ensino superior - baseadas em um ensino ideologicamente integracionista e opressor. Em contrapartida, internamente a luta pela restauração da independência contra a invasão indonésia liderada pela Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente, iniciou-se um processo de Educação Popular que teve grande influência teórica de Paulo Freire, Mao Tsé-Tung e Amílcar Cabral. Esse processo estava ligado à conscientização política e ao conhecimento cotidiano dos próprios educandos em prol de um ensino contextualizado às necessidades de luta. Dentre as manifestações dessa pedagogia, destacam-se no presente artigo, as escolas populares de saúde, que por meio dos conhecimentos externos (ciência moderna) somados aos saberes locais a Timor, criaram-se centros de saúde, onde eram produzidos medicamentos, oferecidos serviços de saúde à população e realizada a formação de paramédicos para atuarem em meio guerrilha. O objetivo do presente estudo será de realizar apontamentos acerca da educação popular em Timor-Leste, com destaque para as escolas populares de saúde, bem como realizar uma leitura epistemológica. Assim, o presente artigo caracteriza-se como um estudo historiográfico que tem como dados fontes distintas (provenientes da literatura e empíricos oriundos das entrevistas). De forma mais específica, a coleta de dados, deu-se por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas com os principais envolvidos na Educação Popular atual de Timor-Leste.

Biografía del autor/a

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente) Universidade Federal de Santa Catarina (Doutorando)

Professor no Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina sob fomento da CAPES.

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Publicado

2019-09-11

Cómo citar

Urban, S. P. (2019). Educação Popular e Resistência: as escolas populares de saúde no Timor-Leste. Educación, 44, e70/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644434613

Número

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