“Por que meu filho reprova?” Estudo sobre o vínculo parental e a reprovação escolar

Autores/as

  • Paola do Carmo Richter
  • Dienifer Aline Mattos Ghedin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angela Helena Marin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423703

Palabras clave:

Reprovação escolar. Vínculo parental. Adolescência.

Resumen

Investigou-se a relação entre o vínculo parental de adolescentes com e sem histórico de reprovação escolar a partir de um delineamento correlacional e comparativo, de caráter quantitativo e transversal. Participaram 140 adolescentes matriculados em escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam um Questionário de Dados Sociodemográficos, Teste Matrizes Progressivas de Raven e Parental Bonding Instrument. Os resultados indicaram que o número de reprovações da mãe esteve positivamente associado ao número de reprovações do filho, assim como as dimensões cuidado do pai e da mãe ao potencial intelectual do filho. As dimensões cuidado e proteção do pai e mãe relacionaram-se negativamente com o número de reprovações do filho. Também houve diferença entre os grupos na dimensão cuidado do pai. Tais resultados destacam a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos.

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Richter, P. do C., Ghedin, D. A. M., & Marin, A. H. (2018). “Por que meu filho reprova?” Estudo sobre o vínculo parental e a reprovação escolar. Educación, 43(3), 499–520. https://doi.org/10.5902/1984644423703

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua