“Por que meu filho reprova?” Estudo sobre o vínculo parental e a reprovação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644423703Palavras-chave:
Reprovação escolar. Vínculo parental. Adolescência.Resumo
Investigou-se a relação entre o vínculo parental de adolescentes com e sem histórico de reprovação escolar a partir de um delineamento correlacional e comparativo, de caráter quantitativo e transversal. Participaram 140 adolescentes matriculados em escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam um Questionário de Dados Sociodemográficos, Teste Matrizes Progressivas de Raven e Parental Bonding Instrument. Os resultados indicaram que o número de reprovações da mãe esteve positivamente associado ao número de reprovações do filho, assim como as dimensões cuidado do pai e da mãe ao potencial intelectual do filho. As dimensões cuidado e proteção do pai e mãe relacionaram-se negativamente com o número de reprovações do filho. Também houve diferença entre os grupos na dimensão cuidado do pai. Tais resultados destacam a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________