O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosófico

Autores/as

  • Filipe Ceppas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415911

Palabras clave:

Ensino e aprendizado da filosofia, Julgamento, Relação mestre-discípulo.

Resumen

Neste artigo, procuro mostrar que ensinar e aprender filosofia são questões centrais e recorrentes para a tradição filosófica Ocidental. Procuro argumentar em favor desta tese em duas direções. Num primeiro momento, ela é analisada em termos da relação entre o pensar, o juízo e o ensino-aprendizado da filosofia. Num segundo momento, procuro defender esta tese a partir da importância da relação mestre-discípulo para a história da filosofia.

Publicado

2014-12-24

Cómo citar

Ceppas, F. (2014). O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosófico. Educación, 40(1), 53–62. https://doi.org/10.5902/1984644415911

Número

Sección

Dossiê – Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos