O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosófico

Auteurs-es

  • Filipe Ceppas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644415911

Mots-clés :

Ensino e aprendizado da filosofia, Julgamento, Relação mestre-discípulo.

Résumé

Neste artigo, procuro mostrar que ensinar e aprender filosofia são questões centrais e recorrentes para a tradição filosófica Ocidental. Procuro argumentar em favor desta tese em duas direções. Num primeiro momento, ela é analisada em termos da relação entre o pensar, o juízo e o ensino-aprendizado da filosofia. Num segundo momento, procuro defender esta tese a partir da importância da relação mestre-discípulo para a história da filosofia.

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Publié-e

2014-12-24

Comment citer

Ceppas, F. (2014). O Ensino de Filosofia como “questão clássica” na tradição do pensamento filosófico. Educação, 40(1), 53–62. https://doi.org/10.5902/1984644415911

Numéro

Rubrique

Dossiê – Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos