Constituição do sujeito na formação de professores: significação nas práticas cotidianas

Autores/as

  • Susana Inês Molon Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415506

Palabras clave:

Constituição do sujeito, processos de significação, formação continuada de professores.

Resumen

Este trabalho discute as noções de sujeito, experiência, processos de significação e práticas cotidianas. Partindo da concepção de que o sujeito é constituído nas e pelas mediações semióticas, implicados na dimensão histórica e cultural, sem perder a singularidade e focando os processos de significação, realizou-se a análise de conteúdo das entrevistas com seis professores a partir das contribuições de Bakhtin, Thompson e Vygotsky. As análises evidenciam que os processos de se constituir professores são perpassados pela formação inicial; pela formação continuada; pela atuação docente nas experiências em sala de aula por meio do vínculo entre teoria e prática; e pelas mudanças na prática pedagógica. Considerando-se que esses aspectos são atravessados pelas escolhas e valores, individuais e coletivos, que expressam questões de gênero e de classe social na formação inicial e continuada.

Biografía del autor/a

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Drª. Associada do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Molon, S. I. (2016). Constituição do sujeito na formação de professores: significação nas práticas cotidianas. Educación, 41(3), 567–578. https://doi.org/10.5902/1984644415506

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua