<b>Coletivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtual</b>

Autores

  • Neusa Maria John Scheid Univ. Regional Integrada do Alto Ururguai e das Missões, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul
  • César Fernando Meurer Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442723

Palavras-chave:

Continuing education, virtual learning environment, Fleck.

Resumo

O artigo analisa a experiência de um Programa de Educação Continuada de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Esse programa – que desde 2006 envolve professores de todos os níveis e, também, pessoal técnico-administrativo, serviços pedagógicos e direção – obteve êxito no uso de ambiente virtual de aprendizagem. A primeira parte do texto apresenta um argumento a favor da organização coletiva e da atitude investigativa, tidas como centrais na formação continuada de professores. Na segunda sessão, o argumento é enriquecido teoricamente com as expressões Coletivo de Pensamento e Estilo de Pensamento, de Ludwik Fleck. A terceira parte aprecia uma estratégia de realização do argumento: o ambiente virtual. Conclui-se que essa estratégia foi decisiva para a constituição de um coletivo de professores pesquisadores. O texto é redigido em tom de partilha, do ponto de vista dos responsáveis pela condução e dinamização da referida experiência.

Biografia do Autor

Neusa Maria John Scheid, Univ. Regional Integrada do Alto Ururguai e das Missões, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2006), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, 2001); Graduada em Ciências – Biologia (UNIJUÍ, 1989). Atualmente é professora tempo integral na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo-RS, exercendo o cargo de Diretora Acadêmica e subcoordenadora do mestrado em Ensino Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação científica, ensino de ciências, ensino de genética e história da ciência aplicada ao ensino.

César Fernando Meurer, Centro Universitário La Salle

Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí, 2009); Graduado em Filosofia (Unilasalle, 2005). Tem experiência como professor de filosofia, supervisor educativo e diretor de escola de Educação Básica. Atualmente dedica-se ao ensino superior e à pesquisa nas áreas de filosofia da linguagem e epistemologia, com foco em semântica e ontologia.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Scheid, N. M. J., & Meurer, C. F. (2011). <b>Coletivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtual</b>. Educação, 36(2), 251–263. https://doi.org/10.5902/198464442723

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua