<b>Os conhecimentos básicos que os adolescentes possuem sobre sexualidade e o papel do professor de Biologia neste contexto</b>
Palavras-chave:
Sexual education, Biology teaching, Sexual orientation.Resumo
No presente trabalho apresenta-se um estudo quantitativo e qualitativo, do tipo descritivo, que teve como objetivo investigar os conhecimentos básicos que os adolescentes possuem sobre sexualidade, como os adquiriram e como fazem uso desses conhecimentos no seu cotidiano e identificar como o professor de biologia do Ensino Médio aborda a orientação sexual nas suas aulas. A preocupação escolar com a orientação sexual dos estudantes deve ser reinscrita na escola, pois se sabe que muitas vezes os jovens não têm informações suficientes acerca da sexualidade, os pais não conseguem conversar com os filhos e a escola nem sempre consegue conscientizar os estudantes da importância dos cuidados com o próprio corpo. Todo estudante tem o direito de ser orientado sobre sua sexualidade, e o professor de Biologia, ao abordar o tema corpo, deve considerar os aspectos biológicos e também abordar as emoções e sentimentos, para que, a partir desse contexto, o estudante possa administrar sua sexualidade com cuidado e com segurança. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário, respondido por estudantes da terceira série do Ensino Médio, matriculados em cinco escolas públicas de São Luiz Gonzaga/RS, com idade entre 15 e 21 anos, e seus respectivos professores de Biologia. Os resultados indicam que há ainda, entre os estudantes, muitas idéias inadequadas em relação à sexualidade. Os professores reconhecem a importância de desenvolver assuntos relacionados à sexualidade, mas nem sempre se sentem preparados para a tarefa. Entretanto, cabe aos professores e à escola repensar suas práticas, para ajudar os estudantes.Palavras-chave: Educação sexual. Ensino de Biologia. Orientação sexual.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________