<b>Coletivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtual</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442723Palavras-chave:
Continuing education, virtual learning environment, Fleck.Resumo
O artigo analisa a experiência de um Programa de Educação Continuada de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Esse programa – que desde 2006 envolve professores de todos os níveis e, também, pessoal técnico-administrativo, serviços pedagógicos e direção – obteve êxito no uso de ambiente virtual de aprendizagem. A primeira parte do texto apresenta um argumento a favor da organização coletiva e da atitude investigativa, tidas como centrais na formação continuada de professores. Na segunda sessão, o argumento é enriquecido teoricamente com as expressões Coletivo de Pensamento e Estilo de Pensamento, de Ludwik Fleck. A terceira parte aprecia uma estratégia de realização do argumento: o ambiente virtual. Conclui-se que essa estratégia foi decisiva para a constituição de um coletivo de professores pesquisadores. O texto é redigido em tom de partilha, do ponto de vista dos responsáveis pela condução e dinamização da referida experiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________