<b> Os dizeres das adolescentes sobre a gravidez precoce: desafios para a escola <b/>
Abstract
A adolescência é um período que se caracteriza pelas experimentações, no que diz respeito à valores, comportamentos, sonhos e preferências. ERIKSON(1976) diz que este período é "um modo de vida entre a infância e a idade adulta." Aliado à gravidez precoce, o processo de adolescer pode se tornar bastante problemático e trazer sérias conseqüências para um desenvolvimento saudável do adolescente. Problemas de saúde causados por um aborto provocado ou falta de condições financeiras da mãe - menina e/ou de seu parceiro, são alguns dos fatores que evidenciam a problemática social da gravidez precoce. Assim, este trabalho discute a gravidez precoce e a necessidade de um trabalho de educação sexual nas escolas que busque informar não só aspectos que dizem respeito à fisiologia do corpo humano, mas também que possa abarcar o universo de significados que caracterizam a subjetividade adolescente, com suas dúvidas, emoções, medos e desejos. Palavras-chave: adolescência, gravidez precoce, educação sexual
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)