Neuroeducação e a construção de indicadores de habilidades cognitivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443817Keywords:
Neuroeducação, Cognição, Indicadores de Habilidades Cognitivas.Abstract
Este estudo apresenta proposições de um instrumento de análise por meio dos pressupostos da Neuroeducação, evidenciando como Indicadores de Habilidades Cognitivas podem ser percebidos em falas e atitudes de alunos durante as aulas. Assumimos uma abordagem metodológica qualitativa, na qual desenvolvemos uma revisão bibliográfica em artigos científicos, teses e livros publicados em periódicos da área da educação em ciências. Elaboramos categorias denominadas de Bases Organizacionais das Habilidades Cognitivas, que resultam em alguns Indicadores de que essas Habilidades ocorrem em contextos reais e podem ser identificadas. Os resultados apontam que a Neuroeducação compreende um novo ramo de estudos que propõe aproximar a educação em ciências de estudos relacionados a neurociência e a psicologia. Deste modo, este instrumento possibilita análise de categorias que identifiquem Habilidades Cognitivas, compreendendo que o trabalho pedagógico promovido de maneira colaborativa e interativa auxilia na forma como o aluno adquire a manifesta aprendizagem.
References
AUTOR 1.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
DINIS, Carlos Manoel Santos Jacinto. O que é a Filosofia para crianças: Programa de Matthew Lipman. 96f. Dissertação (Mestrado em Filosofia-ética e política) Universidade da Beira Interior. Covilhã, 2011.
FONSECA, Vitorda. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. In: Guia prática de Neuroeducação: neuropsicopedagogia, neuropsicologia e neurociência. PEDRE, W. (org). 2ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2018.
GIL, Aantonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GUERRA, Leonor Bezerra; CONSENZA, Ramon Moreira. Neurociência e educação: como o cérebro humano aprende. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
HARDMAN, Mariale et al. Neuroeducation: Learning, Arts, and the Brain. New York: Dana Press, 2011.
LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à Escola. São Paulo: Summus Editorial, 2010.
LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento. 11. ed. - São Paulo: Hucitec, 2008.
MIRI, Barak; DAVID, Bem-Chaim.; ZOLLER, Uri. Purposely Teaching for the Promotion of Higher-order Thinking Skills: A Case of Critical Thinking. Science Education. v. 2, n. 27, p. 353-369, 2007.
OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves. A pedagogia da neurociência: ensinando o cérebro e a mente. 1ed. Curitiba: Appris, 2015.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. (Tese) Doutorado em Educação. São Paulo (SP) Universidade de São Paulo (Usp). 265f, 2008.
SENA, Tania Virgínea. Neuroeducação: conceitos, estratégias e técnicas para a sala de aula do futuro. 1ed. Salvador: ebook kindle, 2015.
SOUSA, Aline Batista de; SALGADO, Tania Denise Miskinis. Memória, aprendizagem, emoções e inteligência. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 16, n. 26, p. 101-120, 2015.
STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. 5. ed. São Paulo, SP: CENGAGE Learning, 2010.
TEIXEIRA, João Fernandes. Mente, cérebro & cognição. 4. ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2000.
THOMPSON, Robert. Neuroeducação: um novo olhar sobre a relação entre saúde e educação. In: Neuroeducação: a relação entre saúde e educação. MAIA, H. (org.) Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (Mind, Brain, and Education Science). 625f. Tese de doutorado (Doutorado em filosofia). Capella University, 2008.
TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. Why mind, brain, and education science is the “new” brain-based education. Article published in New Horizons in Education. Jan, 2011.
ZOLLER, Uri; PUSHKIN, David. Matching Higher-Order Cognitive Skills (HOCS) promotion goals with problem-based laboratory practice in a freshman organic chemistry course. Chemistry Education Research and Practice, v. 8, n. 2, p. 153-171, 2007.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

