Metacognição e a experimentação investigativa: a construção categorias interativa dialógicas

Autores

  • Carlos Jose Trindade da Rocha Universidade Federal do Pará - UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará - UFPA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. https://orcid.org/0000-0002-2495-7806

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434409

Palavras-chave:

Metacognição, Experimentação investigativa, Ciências

Resumo

Metacognição na experimentação investigativa é um processo que envolve conhecimentos procedimentais e atitudinais necessários para a formação crítica científica. A experimentação investigativa (EI) como abordagem didática, pode desenvolver nos alunos a alfabetização científica, potencializando a metacognição. Nessa perspectiva, objetivou-se apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo com foco nas interações discursivas originadas de atividades experimentais investigativas realizadas em um Clube de Ciências. A metodologia de abordagem qualitativa concebe a pesquisa participante, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas na metacognição. A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação e análise de categorias e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativo (SEI), através da resolução de problemas reais. A definição de categorias contribui para compreender que o trabalho pedagógico deve acontecer de maneira interativa e colaborativa, a fim de analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Carlos Jose Trindade da Rocha, Universidade Federal do Pará - UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - IEMCI/UFPA . Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química pela Universidade do Estado do Pará (2003), Licenciado em Pedagogia pela Unicesumar (2018); Especialista em Metodologia Científica - UCAM/RJ (2005) e Especialista em Educação Social para Juventude - UEPA/UFPA (2013), Mestrado em Ciência de la Educación pela Universidade Autonoma de Asunción (2011) e Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2015). Membro dos Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão (Trans)Formação e FormAção do IEMCI/UFPA. Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Ensino e Educação, com ênfase nos temas Metodologia Científica, Formação de professores, Ensino e aprendizagem com ênfase no Ensino Investigativo.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará - UFPA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, 1989), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA, 2000), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005), Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP, 2009) , Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto, 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru) (2018 - 2019). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ensino de Ciências e Matemática (PPGDOC-UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA-UFPA Castanhal) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Referências

ALMEIDA, A. M. Papel do Trabalho Experimental na Educação em Ciências. Comunicar Ciências. Ministério da Educação - Portugal. Departamento de Ensino Secundário, ano I, n. 1, 1998.

ALTARUGIO, M. H.; DINIZ, M. L.; LOCATELLI, S. W. O debate como estratégia em aulas de química. Química Nova na Escola, v.32, n.1, p. 26-30, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal. Edições 70. LDA, 2009.

BOULTER, C. J.; GILBERT, J. K. Argument and science education. In: Costello, P.J. M. e Mitchell, S. (edts). Competing and Consensual voices: the theory and pratice of argument. Multilingual Matters LTD, cap.6, p. 84-98, 1995.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.

_____., et al. Ciências no Ensino Fundamental: o Conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, 2009.

CLEOPHAS, M. G.; FRANCISCO, W. Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura (RSL). Revista Amazônia.

DUSCHL, R. La valorización de argumentaciones y explicaciones: promover estratégias de retroalimentación. Enseñanza de Las Ciências, v. 16, n. 1, p.3-20, 1998.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textua analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.

GONÇALVES, T. V. O. Pontes entre Universidade e o 1º e 2º graus: de Clubes de Ciências na experiência do NPADC/UFPA. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 10, n.1, p. 95-99, 1993.

GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, 2006.

GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.12, n.24, p.53-72, 2016.

KELLY, G. J. Inquiry, activity and epistemic practice. In Duschl, R. A.,e Grandy, R. E. (eds.) Teaching Scientific Inquiry: recommendations for resarch and impementation. Rotterdam, Holand: Taipei Sense Publishers, p. 288-291, 2008.

KUHN, D. Science as argument: implications for teaching and learning scientific thinking. Science Education, v.77, n.3, p. 319-337, 1993.

LOCATELLI, S. W. Tópicos de metacognição: para aprender a ensinar melhor. 1ªed. Curitiba: Appris, 2014.

AUTOR2; AUTOR1. Clube de Ciências prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz e o ensino investigativo no município de Castanhal/Pa. In: EnECI – Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Universidade de São Paulo – USP/LaPEF-FEUSP. 2017.

_____. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 107-126, 2016.

_____., FERNANDES, P. O recurso ao trabalho experimental e investigativo: Percepções de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n.1, p. 79-96, 2015.

MEDEIROS, E. F.; SILVA, M. G. L.; LOCATELLI, S. W. A argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (previsão-observação-argumentação. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.14, n.29, p. 27-42, 2018.

MONTEIRO, M. A. A. e TEIXEIRA, O. P. B. Uma análise das interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências. Publicação eletrônica, v.9, n.3, p. 243-263, 2004.

MUNFORD, D.; TELES, A. P. S. S. Argumentação e a construção de oportunidades de aprendizagem em aulas de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online], v.17, n. spe, p.161-185, 2015.

OLIVEIRA, M. A. de. Alfabetização científica no clube de ciências do ensino fundamental: uma questão de inscrição. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n. 2, p.11-25, 2010.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2ª ed. São Paulo (SP): Martins Fontes, 1996.

PORTILHO, E. M. L.; MEDINA, G. B. K. Metacognition as Methodology for Continuing Education of Teachers. Creative Education, 7, 1-12, 2016. Disponível em: < http://www.metacognicao.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Clique-Aqui-2.pdf> Acesso em: 29 set. 2016.

PRÁ, G.; TOMIO, Clube de Ciências: Condições de produção da pesquisa em educação científica no Brasil. Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n. 1, p. 179-207, 2014.

AUTOR1; AUTOR2. Interações dialógicas na experimentação dialógica na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.14, n.29, p. 193-207, 2018.

_____., ALTARUGIO, M. H.; AUTOR2. Educação química e características de ensino investigativo em escolas públicas da região norte do Brasil. Educação Química Em Punto de Vista, v.1. n.1. p. 41-58, 2017.

_____.. Ensino da química na perspectiva investigativa em escolas públicas do município de Castanhal-Pará. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do ABC. Santo André. São Paulo.

SÁ, L. P. Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no Ensino Superior de Química. Tese (doutorado) Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP. 2010.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SASSERON, L. H.; DUSCHL, R. A. Ensino de ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigação em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 52-67, 2016.

_____.. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A.M.P. (Org.) Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria, R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v.10, n.1, p.199-220, 2017.

SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. Ensino de ciências por investigação. Dietrich Schiel; Angelina Sofia Orlandi (Org.). [et al.] - São Carlos, SP: Compacta Gráfica e Editora Ltda., s/d.

SILVA, A. A. B. Interações Discursivas em um Curso de Férias: A constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Belém (PA): IEMCI/UFPA, 2015.

SILVA, R. R. da; MACHADO, P. F. L; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: Ensino de química em Foco. (Org.) SANTOS, W. L. e MALDANER, O. A., ed. Unijuí, cap. 9, p. 231261, 2010.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

Rocha, C. J. T. da, & Malheiro, J. M. da S. (2019). Metacognição e a experimentação investigativa: a construção categorias interativa dialógicas. Educação, 44, e32/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644434409

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)