Brizoletas: um passeio pela memória, patrimônio cultural e educação

Autores

  • Letícia Baldasso Moraes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644427356

Palavras-chave:

Brizoleta, Patrimônio cultural, História da educação, Alfabetização, Educação riograndense.

Resumo

O presente artigo teve como objetivos investigar o caso da Brizoleta de uma Instituição de ensino de Porto Alegre e o seu possível tombamento como patrimônio cultural rio-grandense; expor a atual situação das Brizoletas ativas no Rio Grande do Sul, resultantes do projeto “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”, desenvolvido por Brizola na década de 1960, e, ainda, refletir sobre possibilidades levando em consideração o atual panorama da educação. Membros do corpo docente da Instituição foram entrevistados por meio de entrevistas semiestruturadas acerca da Brizoleta. O artigo levanta reflexões sobre uma época na qual a educação era prioridade do Estado e como tal pensamento pode contribuir para a sociedade contemporânea na qual a qualidade da alfabetização ainda não atinge resultados satisfatórios. 

Biografia do Autor

Letícia Baldasso Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação na linha de concentração de Teoria e Prática Pedagógica

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora doutora do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Moraes, L. B., & Marinho, A. (2017). Brizoletas: um passeio pela memória, patrimônio cultural e educação. Educação, 42(3), 615–628. https://doi.org/10.5902/1984644427356

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