Avaliação da formação inicial em Educação Física: percepções de egressos de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina

Autores

  • William das Neves Salles Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE) do Centro de Desportos (CDS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Colaborador em projetos de pesquisa na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6410-0332
  • Samara Escobar Martins Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2622-6959
  • Maria Eduarda Tomaz Luiz Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3757-6647
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5167-2921
  • Alcyane Marinho Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professora no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2313-4031

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441376

Palavras-chave:

Educação Física, Formação inicial, Egressos

Resumo

Este estudo de métodos mistos investigou percepções de graduados em Educação Física (EF) sobre sua formação inicial, realizada em uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário on-line para coletar informações sobre a formação inicial de 94 egressos (50 bacharéis e 44 licenciados) formados sob nova proposta curricular implementada em 2008 na instituição. As atividades de extensão (8,35 ± 1,51) e atividades de pesquisa (8,24 ± 1,66) obtiveram as maiores pontuações, com ênfase na diversidade de estruturas e opções oferecidas. Os colegas de graduação (7,45 ± 1,73), devido à falta de comprometimento com o curso, e a estrutura curricular (7,64 ± 1,59), devido aos problemas na organização dos cursos, receberam as classificações mais baixas. Os licenciados avaliaram seu curso melhor que os bacharéis, especialmente nos componentes docentes (T = 8,55 ± 1,02; B = 7,28 ± 1,37), colegas de classe (T = 7,91 ± 1,60; B = 7,04 ± 1,76), infraestrutura física (T = 8,30 ± 1,69; B = 7,64 ± 1,34), estágios supervisionados (T = 8,61 ± 1,45; B = 7,72 ± 1,73) e avaliação geral do curso (T = 8,64 ± 1,10; B = 7,82 ± 1,35). Os estágios supervisionados, a estrutura curricular, o corpo docente e as atividades de extensão explicaram 59,0% da variação da avaliação geral do curso. Considerando esses resultados, os responsáveis pela estruturação da formação inicial em EF podem consolidar as práticas e componentes que foram bem avaliados, bem como pensar em alternativas para reduzir as fragilidades e os aspectos negativos percebidos pelos egressos.

Biografia do Autor

William das Neves Salles, Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE) do Centro de Desportos (CDS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Colaborador em projetos de pesquisa na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Professor de Educação Física na Escola Internacional da Unisociesc (Florianópolis). Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com realização de estágio de pesquisa (6 meses) na McGill University (Canadá), com suporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduações em Educação Física (bacharelado, 2011; licenciatura, 2015) nesta instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE/LAPE-CDS-UFSC) desde 2008. 

Endereço profissional: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos.
NuPPE - Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte
Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil  - CEP: 88400900.

Celular: (47) 99619-0068

Samara Escobar Martins, Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Formanda no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Aluna especial no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (CEFID/ UDESC).

Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física CEFID/ UDESC (LAPLAF, CNPq). 

Endereço: Servidão Laura Lima, 70, Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88032260.

Celular: (48) 99929-8023.

Maria Eduarda Tomaz Luiz, Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Aluna especial no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: educação física, jogos, recreação, lazer, formação e aprendizado.

Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF, CNPq).

Endereço profissional: Laboratória de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF, CNPq). Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88080-350.

Celular: (48) 99953-4388.

Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialista em Gerontologia pela mesma Universidade, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Atividade Física e Saúde e Doutora em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física pela Faculdade de Motricidade Humana - FMH/Universidade de Lisboa. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora nos cursos de Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) do CEFID/UDESC na linha de Pesquisa Atividade Física e Saúde. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Coordenadora do Programa de Extensão Ritmo e Movimento. Membro do BPaRkI- Iniciativa Brasileira de Reabilitação na doença de Parkinson. Membro do Laboratório de Oncologia e Exercício - LabOne. Membro da Academia Brasileira de Educação Física.

Endereço: Rua Sérgio Gil, 191, apto 403, Balneário, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88075-340.

Celular: (48) 99981-1607

Alcyane Marinho, Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professora no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado) do CEFID/UDESC, na linha de pesquisa "Atividade Física e Saúde". Líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Endereço profissional: Laboratória de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF, CNPq). Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88080-350.

Celular: (48) 98416-2002

Referências

ABREU, Mônica Cristina dos Santos. Formação continuada: uma reflexão sobre a ressignificação da prática docente [Dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2006.

APPELBAUM, Mark et al. Journal article reporting standards for quantitative research in psychology: the APA publications and communications board task force report. American Psychologist, Washington, v. 73, n. 1, p.3-25. 2018.

ATO, Manuel; LÓPEZ-GARCÍA, Juan J.; BENAVENTE, Ana. Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de psicología. Múrcia, v. 29, n. 3, p.1038-1059, oct. 2013.

CRESWELL, John W. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 4. ed. London: SAGE, 2014.

ESPARTEL, Lélis Balestrin. O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: o caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Alcance, Itajaí, v.16, n. 1, p. 102-14. jan/abr. 2009.

FARIAS, Gelcemar Oliveira et al. Competências profissionais em Educação Física: Uma abordagem ao longo da carreira docente. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 4, p. 656-666. out./dez. 2012.

FEITOSA, Wallacy Milton do Nascimento; NASCIMENTO, Juarez Vieira. As competências específicas do profissional de Educação Física que atua na orientação de atividades físicas: um estudo Delphi. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 4, p. 19-26. out./dez. 2003.

FOLLE, Alexandra; Nascimento, Juarez Vieira. Preocupações ao longo da carreira docente: estudos de caso com professores de Educação Física do magistério público estadual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 4, p. 841-856. out./dez. 2011.

LEVITT, Heidi M. et al. Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: the APA publications and communications board task force report. American Psychologist, Washington, v. 73, n. 1, p. 26-46. 2018.

MARÔCO, João. Análise estatística com o SPSS Statistics. 5. ed. Pero Pinheiro: ReportNumber, 2011.

MILISTETD, Michel et al. (2018). Percepção de estudantes universitários de educação física sobre o estágio curricular supervisionado em treinamento esportivo: estudo em uma universidade pública brasileira. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 903-916. jul./set. 2018.

NEUMAN, William Lawrence. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. 7. ed. Harlow: Pearson, 2014.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Desafios da Educação Superior. Sociologias, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 14-21. jan./jun. 2007.

SALLES, William Neves et al. Avaliação da formação inicial em Educação Física: um estudo com egressos da UFSC. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v. 21, n. 13, p. 61-70, 2013.

SALLES, William Neves; FARIAS, Gelcemar Oliveira; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Inserção profissional e formação continuada de egressos de cursos de graduação em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 475-86. jul./set. 2015.

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira et al. Estágio curricular supervisionado na formação de professores em Educação Física: uma análise da legislação a partir da Resolução CFE 03/1987. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n.1, p. 1-14. jan./mar. 2016.

SILVA, Ana Márcia et al. A formação profissional em Educação Física e o processo político social. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, p.1-16. maio/ago. 2009.

SOUZA NETO, Samuel; SARTI, Flavia Medeiros; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n.1, p. 311-324. jan./mar. 2016.

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Salles, W. das N., Martins, S. E., Luiz, M. E. T., Guimarães, A. C. de A., & Marinho, A. (2021). Avaliação da formação inicial em Educação Física: percepções de egressos de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. Educação, 46(1), e50/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644441376

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)