Minor literature on Deleuze and Guattari: for a minor education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423022

Keywords:

Deleuze, Gallo, Education

Abstract

This is an investigation into the deleuze-guattarian concept of minor literature and its implications in the Brazilian educational sphere developed in the Brazilian philosopher Silvio Gallo work. For Gallo, move older literature characteristics for the educational field means a reworking of his own teaching activity to launch the issue of the daily practice of the teacher and the school institution itself an imminently political activity. According to Gallo, this is the foundation of practice lower education in direct opposition to what might be a higher education, whose constitution field occur in state formalities, public policy education and legal systems and curricular devices. It is hoped this article to trace the possibilities and shifts that this concept promotes the educational practice.

Author Biography

Francis Mary Soares Correia da Rosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Critica Cultural e Pós-Critica da Universidade Estadual da Bahia na linha de pesquisa "Margens das Literatura" onde estuda a produção literária de Olívio Jekupé como uma literatura menor. É membro do grupo de pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural na linha Literatura, subalternidade e micropolítica e Teorias contemporâneas: recepção, mapas e poiéticas (Diretório 5.0 CNPq). Graduou-se em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e possui Especialização em Filosofia Contemporânea pela UEFS (2010). Possui pós-graduação (modalidade atualização) em Educação Ambiental pela UFBA (2013) e em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Além de mestranda, é pós-graduada em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFBA). Cursou duas disciplinas como aluna especial do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS-2013) e do Mestrado em Educação (UEFS-2013) dedicando suas pesquisas ao estudo do pensamento deleuziano e sua implicância na educação e no estudo da literatura menor, concentrando-se nas textualidades indígenas. Atualmente é professora auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) atuando na área de História da Filosofia, sendo também professora efetiva da Secretária Estadual de Educação. Tem experiência na área de História, Educação Ambiental, Literatura comparada, História da Filosofia, Ensino de Filosofia, Teoria Critica, pós-Critica e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura menor, Subalternidade, Micropolítica, Literatura comparada, critica cultural e rizoma. Enquanto pesquisadora, interessa-se pela relação entre Memória, Literatura Indígena, literatura menor.

Published

2016-12-15

How to Cite

Rosa, F. M. S. C. da. (2016). Minor literature on Deleuze and Guattari: for a minor education. Education, 41(3), 685–696. https://doi.org/10.5902/1984644423022

Issue

Section

Continuous Demand