Visual representation of liquid modernity: what do the mannequins tell us?

Authors

  • Michely Calciolari Souza Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
  • João Paulo Baliscei Professor temporário no curso de Artes Visuais da UEM - Universidade Estadual de Maringá e mestrando no programa de Pós-graduação em Educação da referida instituição.
  • Teresa Kazuko Teruya Professora Associado da Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414198

Keywords:

Education, Liquid modernity, Cultural pedagogies.

Abstract

The flow of images, technological transformations and the body and beauty cult are same characteristics that spot the contemporaneity. Pictures, illustrations and images in the media diffuse models that represent us and in which we can identify ourselves. It was an objective to analyze how we are represented by the mannequins from the stores. For that, it was developed a count of mannequins in a mall inMaringácity, Paraná. It was realized that the mannequins represent, in their majority, the colored or white people. It was verified that the number of mannequins of different race colors do not correspond to the number of Brazilians that consider themselves black people, brown people , yellow people or red people. Based on this, it was discussed the importance of teacher’s training to the visual aspects of the contemporaneity.

Author Biographies

Michely Calciolari Souza, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisa na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, trabalhando as temáticas: Educação, Mídias e Estudos Culturais, sob a orientação da Profª. Drª. Teresa Kazuko Teruya. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC/UEM).

 

João Paulo Baliscei, Professor temporário no curso de Artes Visuais da UEM - Universidade Estadual de Maringá e mestrando no programa de Pós-graduação em Educação da referida instituição.

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Atualmente é professor temporário no curso de Artes Visuais da UEM - Universidade Estadual de Maringá e mestrando no programa de Pós-graduação em Educação da referida instituição.

 

Teresa Kazuko Teruya, Professora Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação(2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Marília/SP. Atuou como pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília 2009-2010. É professora Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, didática e escola pública.

 


Published

2015-05-29

How to Cite

Souza, M. C., Baliscei, J. P., & Teruya, T. K. (2015). Visual representation of liquid modernity: what do the mannequins tell us?. Education, 40(2), 361–374. https://doi.org/10.5902/1984644414198

Issue

Section

Continuous Demand