A influência de aspectos afetivos no desempenho dos estudantes brasileiros no PISA 2018
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489662Parole chiave:
Mentalidade de crescimento, Expectativa acadêmica, DesempenhoAbstract
A aprendizagem é um processo influenciado por aspectos afetivos, cuja eficácia está intimamente ligada à intensidade das emoções presentes neste processo. Sob esse aspecto, o presente trabalho realizou uma análise detalhada da relação entre os aspectos afetivos, especificamente a Mentalidade de Crescimento e a Expectativa Acadêmica, no desempenho (médias das notas) dos estudantes brasileiros no PISA 2018. Para tanto, foi utilizada a metodologia de Pesquisa Aplicada, baseada numa abordagem quantitativa, com o uso de estatística descritiva para analisar os dados. Foram utilizados os dados presentes no questionário do estudante do PISA, bem como os resultados obtidos pelos alunos no exame, nos domínios de leitura, matemática e ciências. Os resultados destacam uma associação positiva significativa entre a Mentalidade de Crescimento, a Expectativa Acadêmica e o desempenho dos estudantes no contexto brasileiro. Conclui-se que os aspectos afetivos analisados, especificamente a Mentalidade de Crescimento e a Expectativa Acadêmica, têm uma influência positiva significativa no desempenho acadêmico dos estudantes brasileiros no PISA 2018, sugerindo que intervenções focadas nesses aspectos podem potencialmente melhorar o desempenho escolar.
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