Saúde docente no contexto das escolas rurais: o que apontam os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485400

Palavras-chave:

Adoecimento docente., Escolas rurais, Condições de trabalho, Saúde docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a saúde dos docentes de escolas rurais do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina-Bahia, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais, as políticas de globalização e as condições de trabalho. Do ponto de vista metodológico, configurou-se como uma pesquisa quantitativa, através de Survey aplicando um questionário a 268 docentes que atuam em escolas rurais em nove municípios que constituem o Território mencionado. Realizou-se a coleta em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software SPSS versão 28. Os principais resultados apontam que as condições de trabalho vivenciadas pelos professores estão permeadas de processos de intensificação e autointensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; acarretando ambientes precários favorecendo o adoecimento dos profissionais, especialmente por problemas de voz, muscoesqueléticos e saúde mental. Esse adoecimento tem contribuído para aumentar as taxas de afastamento das atividades, contudo há um número significativo de docentes que continuam trabalhando adoecidos.

Biografia do Autor

Michael Daian Pacheco Ramos, Bahia State University

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia.

José Antônio Serrano Castañeda, Universidad Nacional do México

José Antonio Serrano Castañeda es licenciado en Pedagogía por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), cuenta con Maestría en Ciencias con especialidad en Investigaciones Educativas y es Doctor en Pedagogía por la Universidad de Barcelona. Profesor Titular de la Universidad Pedagógica Nacional. Es miembro del Sistema Nacional de Investigadores del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (SNI-Conacyt), miembro asociado del Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE), miembro de la Asociación Francófona Internacional de Investigación Científica en Educación, sección mexicana (AFIRSE). Es responsable de la Maestría en Desarrollo Educativo (Nivel Consolidado, SNP, CONACYT) desde el 2020. Líneas de investigación: currículo, formación docente, investigación narrativa, literacidad académica. Tiene trabajos publicados libros, artículos, capítulos de libros a nivel nacional e internacional (México, España, Brasil, Francia, Argentina). Sus últimas publicaciones son: (2022). Relación con el saber de la cultura escrita en estudiantes universitarios. Una experiencia de literacidad académica en la UPN México.

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Ramos, M. D. P., & Castañeda, J. A. S. (2024). Saúde docente no contexto das escolas rurais: o que apontam os professores?. Educação, 49(1), e85/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644485400

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações