Desmundos, a constituição do feminino na obra de Ana Miranda e no filme de Alain Fresnot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485158

Palavras-chave:

Cinema, Literatura, Feminino

Resumo

O artigo em questão, apresentado em um cineclube que permitia o diálogo entre literatura e cinema, desdobra-se em dois momentos. O primeiro analisa de perto a obra literária Desmundo, de Ana Miranda, destacando a constituição do feminino numa experiência do confinamento, o que permite uma reflexão acerca de um dos direitos mais básicos do ser humano, o direito de ir e vir. Mesmo nesse sentido, é possível vislumbrar que a personagem Oribela constitui seu humano-mulher ao mesmo tempo em que conhece o outro, o diferente, na figura do demiurgo Ximeno. Já o segundo momento traça um paralelo entre o livro e a obra cinematográfica, de mesmo nome, do diretor Alain Fresnot, desenhando um quadro mais obscuro para a constituição do feminino da personagem, que se vê, num primeiro momento, rebelde, mas aos poucos conforma-se à situação de prisioneira, alienada de sua liberdade social. Conclui-se que, na fatura das obras, tanto na literária quanto na cinematográfica,desnudam-se aspectos de uma discussão extremamente profícua e atual para os dias de hoje, que nos apresenta, nos pontos de encontro e desencontro, uma riqueza de olhares diante da constituição do feminino da personagem Oribela.

Biografia do Autor

Késia Mendes Barbosa Oliveira, Instituto Federal de Goiás

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006) e é Doutoranda em Educação (2021-2025) pela mesma universidade. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português e Dança. Desempenhou a função de Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do câmpus Aparecida de Goiânia (2020-2021).

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora efetiva do quadro de docentes de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS, atuando na graduação e na pós graduação. É líder do Grupo de estudos e pesquisa GECCAE, Grupo de estudos críticos sobre cultura, arte e educação, ligado a UEMS. Concentra suas pesquisas na articulação entre Arte, Infância e Educação.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

Oliveira, K. M. B., & Oliveira, K. A. S. (2024). Desmundos, a constituição do feminino na obra de Ana Miranda e no filme de Alain Fresnot. Educação, 49(1), e66/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644485158