A pesquisa-intervenção na perspectiva metodológica: Articulações entre temas e propostas em um Mestrado Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484250

Palavras-chave:

Pesquisa-intervenção, Mestrado profissional, Gestão educacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate acerca do caráter interventivo dos mestrados profissionais do campo da Educação. Para isso, foram analisadas as 157 dissertações defendidas entre os anos de 2014 e 2021 junto a um Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional, buscando conhecer a existência das propostas interventivas a partir das pesquisas realizadas e dos temas a que elas vêm se vinculando. Para isso, a perspectiva metodológica da Cartografia possibilitou a percepção de pistas importantes para o acompanhamento dos processos de pesquisa. A ideia de pesquisar as produções realizadas sempre esteve vinculada ao status reflexivo do próprio mestrado e do debate sobre o que seria intervenção no universo da pesquisa em Educação, contribuindo para uma discussão mais ampliada. Assim, por meio deste estudo, conclui-se que a pesquisa-intervenção vem se consolidando enquanto perspectiva de pesquisa e conseguindo revelar, por intermédio das intervenções propostas, a atenção ao caráter polissêmico, complexo e atual dos estudos acerca sobre gestão educacional.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenadora do PPG.

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO06. Acesso em: 21 mai. 2024.

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.

BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e histórias da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WnyNvHfpMyhmKW7LzfX33Wf/. Acesso em: 21 mai. 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 7, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-Normativa-7-2009-06-22.pdf.pdf. Acesso em: 21 mai. 2024.

BRASIL. Produção técnica. Grupo de Trabalho. Relatório. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/relatorios-tecnicos-dav. Acesso em: 25 mai. 2024.

Costa, Daianny Madalena; GHISLENI, Ana Cristina. A Pesquisa-Intervenção no Mestrado Profissional e suas possibilidades metodológicas. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79785. Acesso em: 25 ago. 2022.

FIORI, Ernani Maria. Educação e política: textos escolhidos vol. 2. Coordenação de Otília Beatriz Fiori Arantes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.

IMBERNON, Francisco. Asesorar o dirigir. El papel del asesor/a colaborativo en una formación permanente centrada en el profesorado y en el contexto. Madrid – España. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2007, v. 5, n. 1, p. 145-152. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/10106 Acesso em: 20 mai. 2018.

MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação Institucional da Escola Básica. Lisboa: Chiado, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 26 ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 2016.

PASSOS Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: BARROS, Eduardo; Virgínia Kastrup; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? 2. Ed. São Paulo: Paulus. 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa e pós-graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Estudos Avançados, v. 36, n. 104, 2022. p. 226-254. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/mM4ZbvgxfKYSjWv6bwL7fMg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 mai. 2024.

STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Pesquisa participativa, emancipação e (des)colonidade. 1. Ed. Curitiba: CRV, 2014.

THIOLLENT, Michel. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante: a partilha do poder. Aparecida, SP: 2006, p. 151-165.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Ghisleni, A. C., & Costa, D. M. (2024). A pesquisa-intervenção na perspectiva metodológica: Articulações entre temas e propostas em um Mestrado Profissional. Educação, 49(1), e118/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644484250