Da educação colonial ao ensino superior em África: o caso da Guiné-Bissau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472118

Palavras-chave:

Educação colonial, Ensino Público, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo verte sobre o surgimento do ensino superior no continente africano, tendo como caso de estudo a Guiné-Bissau. Partindo de uma introdução histórico-teórica, o texto analisa o projeto de educação colonial e o processo de construção da educação superior na Guiné-Bissau desde os primeiros anos de independência. Porém, o projeto nacionalista que acompanhava a concepção da educação, inclusive de tipo superior, desenvolvido ao longo da luta de libertação não se concretizou na fase socialista da Guiné-Bissau; assim, a sua implementação, entre incertezas e atrasos, foi feita em época neoliberal, o que favoreceu o escasso compromisso do Estado para com o desenvolvimento das universidades públicas, deixando que o privado tomasse conta, em larga medida, deste importante segmento da formação nacional. Em termos metodológicos, a pesquisa foi qualitativa, em que a coleta de dados foi feita mediante análise documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa demonstrou que o processo de formação do ensino superior na Guiné-Bissau foi decisivo para determinar a situação atual, em que o acesso à universidade continua sendo baseado, em larga medida, nas capacidades financeiras e não no mérito dos estudantes, com evidentes desequilíbrios territoriais entre Bissau e o resto do país.

Biografia do Autor

Luca Bussotti, Centro Universitário de Patos

Professor Associado em Estudos Africanos na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Técnica de Moçambique, conta com mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais e cerca de 20 livros de autoria e/ou organizados.

Arnaldo Sucuma, Universidade Técnica de Moçambique

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2008) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2013) por intermédio do seguinte acordo de cooperação: Programa Estudantes-Convênio de Graduação/PEC-G e Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação/PEC-PG, que são administrado pelos Ministérios da Educação e de Relações Exteriores do Brasil, no quadro da cooperação Sul-Sul com os países da América do Sul, Caribe e África. Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social/UFPE.

Referências

ABROKWAA, Clemente. Colonialism and the Development of Higher Education. In: Shizha, E., Makuvaza, N. (Orgs). Re-thinking Postcolonial Education in Sub-Saharan Africa in the 21st Century, p. 203-220. Rotterdam: SensePublishers, 2017

AUGEL, Moema Parente. Desafios de ensino superior na África e no Brasil: a situação do ensino universitário na Guiné-Bissau e a construção da guineidade. Estudos de Sociologia, vol. 15, n. 2, p. 137-159, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235326. Acesso em: 12 abr. 2020.

BARRI, Mussa. Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): a promoção de acesso ao ensino básico. Lisboa: ISCTE, 2021.

BUSSOTTI, Luca. La modernità di Alvise da Ca´da Mosto. In: BUSSOTTI, Luca e NGOENHA, Severino (Orgs.). La Guinea-Bissau contemporanea. Studi postcoloniali. Torino: L’Harmattan Italia, p. 27-38, 2008

BUSSOTTI, Luca. A Crise Estrutural da Universidade Contemporânea e o Caso Africano. Revista Científica da Universidade Técnica de Moçambique, v. 3 e 4, p. 1-14, 2021-2022. Disponível em: https://revistacientifica.udm.ac.mz/index.php?option=com_docman&view=list&layout=table&own=0&slug+revista-cientifica&Itemid=287. Acesso em: 12 abr. 2020.

BUSSOTTI, Luca e MARTINS, Teodora. Marcas do Desterro. Moçambicanos deportados para São Tomé e Príncipe (1947-1961): história, estórias, atualidade. Tempo e Argumento, v. 11, n. 27, p. 8-42, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311272019008/10255. Acesso em: 10 jul. 2022.

CÁ, Cristina Mamadou. A falta de formação pedagógica dos profrssores do Ensino Básico na Guiné-Bissau nos anos 1975-1986. Campinas: UNICAMP, 2005.

CÁ, Lourenço Ocuni. A educação durante a colonização portuguesa na Guiné-Bissau (1471-1973). Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.1, p. 1-19, 2000. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/561/576. Acesso em: 3 jan. 2022.

CÁ, Lourenço Ocuni. Perspectiva histórica da organização do sistema educacional da Guiné-Bissau. Campinas/Sp, 2005

COSTA PINTO, João Alberto. Gilberto Freyre e o Lusotropicalismo como ideologia do colonialismo português (1951–1974). Revista UFG, vol. 11, n. 6, p. 145-160, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48238/23594. Acesso em: 3 jan. 2022.

EZEANYA-ESIOBU, Chika. Indigenous Knowledge and Education in Africa. Los Angeles: Spring, 2019.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GOMES, Patrícia Godinho. Os fundamentos de uma nova sociedade: o P.A.I.G.C. e a luta armada na Guiné-Bissau (1963-1973) – Organização do Estado e relações internacionais. Torino: L’Harmattan Itália, 2010.

GUINÉ-BISSAU. MINISTÉRIO DA ECONOMIA DO PLANO E INTEGRAÇÃO REGIONAL. Documento de Estratégia Nacional de Redução da Pobreza I (DENARP I). Bissau, 2005.

GUINÉ-BISSAU. MINISTÉRIO DA ECONOMIA DO PLANO E INTEGRAÇÃO REGIONAL. Documento de Estratégia Nacional de Redução da Pobreza II (DENARP II). Bissau, 2005.

GUINÉ-BISSAU. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE AMILCAR CABRAL. Educar, Desenvolver e Promover: Introdução. Bissau, 2000.

INSTITUTO TRICONTINENTAL DE PESQUISA SOCIAL. A Educação Política para a Libertação na Guiné-Bissau entre 1963 e 1974. In: Estudos sobre Libertação Nacional, n. 1. Disponível em: https://thetricontinental.org/wp-content/uploads/2022/07/20220704_SNL-01_PT_Web-1.pdf. Acesso: 12 fev. 2024.

LOPES, Carlos. Kaabunké: espaço, território e poder na Guiné-Bissau, Gâmbia e Casamance pré-coloniais. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.

LULAT, Y. G. The development of higher education in Africa: A historical survey. Paris: UNESCO, 1963. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000056657. Acesso em: 12 ago. 2022.

LULAT, Y. G.-M. A History of African Higher Education from Antiquity to the Present. Westport CT: Praeger Publishers, 2005.

LUSA. Guiné-Bissau: Estudo revela que ensino superior não contribui para desenvolvimento e reduzir pobreza. Ensino Magazine, 08/06/2022. Disponível em: https://www.ensino.eu/ensino-magazine/lusofonia/2022/guine-bissau/#. Acesso em: 12 ago. 2022.

MENDES, Leonel. (Des) caminhos do sistema de ensino guineense: avanços e recuos e perspectivas. Curitiba: CRV, 2019.

MENESES, Maria Paula (2016). As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização. Perspectiva, 34(2), p. 338-364. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n2p338. Acesso em: 10 ago. 2022.

MONTEIRO, João José Silva. Gênese e Evolução do Sistema Educativo de Guinea-Bissau: análise do papel da Governance - no processo de construção política, social e pedagógica da escola guineense. Bissau, 2010.

NASCIMENTO, Augusto. Desterro e contrato : moçambicanos a caminho de S. Tomé e Príncipe (anos 1940 a 1960). Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 2002,

NGUYEN, Phuong-Mai, ELLIOTT, Julian, TERLOUW, Cees e PILOT, Albert. Neocolonialism in education: cooperative learning, Western pedagogy in an Asian context. Comparative education, 45 (1), pp. 109-130, 2009. Disponível em: https://dro.dur.ac.uk/6322/. Acesso em: 10 ago. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo. RFI, 2022. Disponível em: https://rfi.my/8aJH.W. Acesso em: 15 jul. 2022.

PEREIRA, Amilcar e VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estudos históricos, 25(50), pp. 291-311, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/mPbwjNvBNRFckSXWDhssPMv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 ago. 2022.

PEREIRA, Davi de Lacerda, PRADO, Edna Cristina e SANTOS, Javan Sami. O ensino jurídico em Guiné-Bissau. IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, 2019. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-7d8205d7290f27bb878a7c0c770e8a0edafa235e-segundo_arquivo.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

RUDEBECK, Lars. Guinea-Bissau. A Study of Political Mobilization. Uppsala: The Scandinavian Institute of African Studies, 1974. Disponível em: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:280177/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 4 jan. 2021.

SILVA, José Bento Rosa da. O Boletim Cultural da Guiné-Portuguesa no contexto da luta pela Independência: Crónica da Província (1970-1973). Revista Ciência e Trópico, Recife, v. 36, n. 2, p. 1-224, 2012.

SILVA, Eguitainy e PRADO, Edna Cristina. A educação na Guiné-Bissau. Impactos de uma independência tardia. IX Encontro alagoano de pesquisa educacional, 27-29 novembro 2019. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-59c65a1020de006fb0d89ecdf1959629c9d5896b-segundo_arquivo.pdf. Acesso: 14/02/2024.

SUCUMA, Arnaldo. Estado e Ensino Superior na Guiné-Bissau 1974-2008. Recife: Ed. da UFPE, 2013

TÉ, Francisco. Políticas educativas na Guiné-Bissau: estudo longitudinal dos ensinos básico e secundário. Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Lisboa: ISCTE, 2017. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/15299/1/francisco_te_diss_mestrado.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.

TEIXEIRA, Cátia e TAVARES, Maria. Guiné-Bissau: o presente lança luz sobre o passado. Diálogos, v. 17, n. 3, p. 869-908, 2013. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YIJ-_R5RWfEJ:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/download/35973/18592/+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=opera. Acesso em: 23 fev. 2022.

WOLDEGIORGIS, Emnet Tadesse e DOEVENSPECK, Martin. The Changing Role of Higher Education in Africa: A Historical Reflection. Higher Education Studies, Vol. 3, No. 6, p. 35-45, 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1079222.pdf. Acesso em: 4 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Bussotti, L., & Sucuma, A. (2024). Da educação colonial ao ensino superior em África: o caso da Guiné-Bissau. Educação, 49(1), e103/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644472118