Ensino do saneamento básico utilizando indicadores sociais e ambientais em escolas municipais de Canoas/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470748

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Indicadores Ambientais, Ensino de Estatística, Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Entre as grandes inquietações que dizem respeito à vida nos espaços urbanos está o saneamento básico e as repercussões da precariedade desses serviços na qualidade de vida da população e na preservação ambiental. Diante dessa premissa, este estudo envolveu a aplicação de práticas educativas voltadas ao conhecimento de indicadores sociais e ambientais vinculados à qualidade de vida da população. O principal objetivo foi analisar as percepções de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas do município de Canoas/Rio Grande do Sul (RS), em relação às condições de seus bairros no que tange a temas como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), esgotamento sanitário, abastecimento de água e resíduos sólidos. Foi aplicado um conjunto de atividades envolvendo exposição dialogada, debates e questionários. Os dados foram examinados com a Análise de Conteúdo e com Estatística Descritiva e Inferencial. Os resultados indicaram a proficuidade da construção e a aplicação de práticas educativas voltadas aos indicadores analisados, contribuindo para que os estudantes se tornem mais capazes de participar nos debates públicos relacionados à essa temática.

Biografia do Autor

Dirlene Melo Santa Maria, Universidade Luterana do Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil em Canoas/RS. Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em métodos quantitativos - Matemática e Estatística Aplicada pela PUCRS e Mestrado em Ensino de Ciencias e matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Presta consultoria de análises estatísticas para trabalhos de graduação, mestrado e doutorado.

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Ciências-Biologia pela Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa com Métodos Mistos, Educação, Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação em Saúde. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Membro da Mixed Methods International Research Association (MMIRA) desde 2015.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Maria, D. M. S., & Dal-Farra, R. A. (2024). Ensino do saneamento básico utilizando indicadores sociais e ambientais em escolas municipais de Canoas/RS. Educação, 49(1), e40/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644470748