Professores da Educação Básica: protagonistas ou coadjuvantes em pesquisas de Estágio Curricular Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470284

Palavras-chave:

Estágio, Formação de professores, Professor supervisor

Resumo

Este artigo analisa a presença de professores da Educação Básica que recebem estagiários das licenciaturas em pesquisas publicadas sobre o Estágio Curricular Supervisionado. A coleta dos dados foi realizada a ferramenta de busca do Google Chrome, através da qual foram localizados 134 artigos. A análise ocorreu mediante os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2004) e contou com o apoio dos softwares IRaMuTeQ e Nvivo. Entre os achados, destaca-se que a maioria são pesquisas de campo, com reduzido número de sujeitos, inferior a 50, caracterizadas como estudos de caso e/ou relatos de experiência. Entre as pesquisas teóricas, destacam-se análises documentais, realizadas sobretudo a partir de relatórios de estágio. Os estagiários são os principais sujeitos e os coformadores (professores da Educação Básica que recebem estagiários das licenciaturas) aparecem com baixa frequência, e quando citados, não possuem o status de produtores de conhecimento sobre o estágio, sendo considerados coadjuvantes e/ou secundários. 

Biografia do Autor

Ademir José Rosso, Ponta Grossa State University

Doutor em Educação pela UFSC. Pós-Doutorado em Psicologia Social (Representações Sociais) pela mesma universidade. Professor de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. 

Viviane Terezinha Koga, Ponta Grossa State University

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora na mesma universidade na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado.

Paulo Rogério Moro, Ponta Grossa State University

Doutor em Geografia pela Uminho/Portugal, Mestre em Educação, Professor na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Franciely Ribeiro dos Santos, Ponta Grossa State University

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciada em Geografia pela mesma universidade e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional.

Bruna Emilyn da Silva, Ponta Grossa State University

Mestre em Educação, Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciada em Pedagogia, pela mesma universidade.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 113, p. 39-50, 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cp/a/Ly5RGTH4Yj8zGKbfz6DQFtC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 abril 2022.

AMARAL, A. Q. et al. Limites e desafios do Estágio Supervisionado demonstrados em um processo de reflexão num Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 7, n. 2, p. 13-21, dec. 2012. Disponível em:

https://www.redalyc.org/pdf/2733/273325045002.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.

BARBOSA, C. P.; LOPES, C. E. Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, e, 202 035, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2815. Acesso em: 28 mar. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARRETTO, E. S. de S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62 pp. 679-701, jul./set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206207. Acesso em: 28 mar. 2022.

BENITES, L. C. et al. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na Educação Física? Revista Brasileira de Ciência & Movimento, v. 20, n.4, 2012, p.13-25. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3286. Acesso em: 28 mar. 2022.

BISCONSINI, C. R.; FLORES, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B. D. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. J. Phys. Educ., v. 27, p. 1-13, 2016. Disponível em:

https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2702. Acesso em: 28 mar. 2022.

BISCONSINI, C. R. et al. O Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas na Perspectiva de Professores Supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 23, n. 01, p. 75-87, jan./abr., 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7497. Acesso em: 28 mar. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resoluções CNE/CP, Brasília, 2002a.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Resoluções CNE/CP, Brasília, 2002b.

BRASIL. Poder Executivo. Decreto Nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 25/6/2010.

CAMARGO, J. A. Conhecimento e poder na organização e desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado das licenciaturas. 297f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, 2019.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., v.21, n.2, p. 513-518. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16. Acesso em: 26 abr. 2022.

CHAGAS, J. C. et al. Contribuições do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Revista Docentes, Ceará, v. 5, n.13, p. 30-40, dez., 2020. Disponível em:

https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/276. Acesso em: 28 mar. 2022.

COLOMBO, I. M.; BALLÃO, C. M. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 53, p. 171-186, jul./set. 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36555. Acesso em: 28 mar. 2022.

CRUZ, J. A. S. Estágio Supervisionado: Fundamental para o Crescimento Profissional. Cadernos Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2012. Disponível em: https://brajets.com/v3/index.php/brajets/article/view/150. Acesso em: 28 mar. 2022.

CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. D. O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 37, n. 4, p. 401-413, oct./dec. 2015. Disponível em:

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/25521. Acesso em: 30 mar. 2022.

CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. D. O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Revista Educação em Questão, Natal, v. 45, n. 34, p. 86-115, jan./abr. 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5731/4559. Acesso em: 28 mar. 2022.

FELDKERCHER, N. O estágio curricular supervisionado como componente teórico e prático em cursos de formação inicial de professores. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 10, n. 115, p. 110-116, 2010. Disponível em:

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10862/6379. Acesso em: 04 abr. 2022.

FELÍCIO, H. M. D. S.; POSSANI, L. D. F. P. As Implicações Éticas do Estágio Curricular na Formação de Professores. Pensam. Real., v. 11, n. 22, p. 29-42, 2008. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8298/6171. Acesso em: 04 abr. 2022.

FERREIRA, M. J. L. Ensino, pesquisa e práxis na formação docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 370-392, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26809/24763. Acesso em: 04 abril 2022.

FONSÊCA, F. N; ASSIS, L.F. Formação Pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB: repensando a prática como componente curricular. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 27-44, jan./abr. 2019. Disponível em:

https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/196/188. Acesso em: 04 abr. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, São Paulo, 1998.

FURTADO, S. M. K. et al. O. Uma análise sobre o Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no munícipio de Itacoatiara-Am. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 53, p. 17-26, jan./mar. 2017. Disponível em:

http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/626. Acesso em: 04 abr. 2022.

GERALDI, C.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

GORZONI, S. DE P.; DAVIS, C. L. F. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos De Pesquisa, v.47, n. 166, p.1396–1413, 2021. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/4311. Acesso em: 04 abr. 2022.

GRÉGIS, R. A.; GRÉGIS H. Observação e atuação reflexiva no estágio supervisionado de língua inglesa: somente refletir não basta. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 281-299, out./dez, 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1270. Acesso em: 04 abr. 2022.

JARDELINO, J. R. L. Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBID. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 353-366, maio/ago. 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/12068/pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.

LAGE, M. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, Edição Especial, p. 198-226, mar. 2011. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1210/pdf_57. Acesso em: 04 abr. 2022.

LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, v.22, n. 74, p 77-96, abr., 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/d7tPWYR3z6m3KWbwshH6jnJ/?lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

MACIEL, A. O.; NUNES, A. I. B. L; PONTES JUNIOR, J. A. F. Estágio supervisionado e residência pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2223-2239, nov. 2020. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14428/9966. Acesso em: 04 abr. 2022.

MARTINS, P. B.; CURI, E. Estágio Curricular Supervisionado: uma retrospectiva histórica na legislação brasileira. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 689-701, maio/ago. 2019. Disponível em:

http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2471/799. Acesso em: 04 abr. 2022.

MAZIERO, A. R.; CARVALHO, D. G. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, v.14, n.1, p. 63-75, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www2.ufjf.br/engsanitariaeambiental//files/2017/08/212-212-1-PB.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.

MELLO, A. C. R.; HIGA, I. Busca por capitais no campo da escola e sua relação com o desenvolvimento profissional docente de professores supervisores de estágio de Ciências e Biologia. Ciência &. Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 301-317, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/xY6XGnYFTYVfGjwPQxyvxhs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 46, p. 209-227, out./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mgBPt9CbbBGdMqWp7t7jYqg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

MORAES, M. C. A Formação do Educador a partir da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n.22, p. 13–38, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4147. Acesso em: 04 abr. 2022.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Editora Papirus, 1998, p. 161-178.

PIMENTA, S.G. O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIRES, M. A. L. M. Formação de professores e ensino de matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, n. 36, p.175-19, 2020. Disponível em:

https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/308/251. Acesso em: 04 abr. 2022.

QUARANTA, A. M.; PIRES, G. de L. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 185-205, abr./jun., 2013. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23488/25260. Acesso em: 04 abr. 2022.

QUEIROZ, E. O. C.; ANDRADE, M. F. R.; MIZUKAMI, M. G. N. PIBID e formação docente: contribuições do professor supervisor. Revista Eletrônica de Educação, v.14, n. 3744091, p. 1-20, jan./dez. 2020. Disponível em:

http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3744. Acesso em: 04 abr. 2022.

RABELO, A. Estado da arte sobre estágio supervisionado docente nos anos iniciais e na educação infantil. Revista Momento: diálogos em educação, v. 29 n. 2, p. 249-270, mai./ago. 2020. Disponível em:

https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8908/8326. Acesso em: 04 abr. 2022.

RATINAUD, P. IRAMUTEQ: Interface de R pour lês analyses multidimensionnelles de textes etde questionnaires [Computer Software]. 2009. Disponível em: www.iramuteq.org. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROCHA, G.; BOSCO, C. S.; EITERER, C. Reflexões sobre saberes construídos no estágio curricular a partir de percepções discentes e docentes. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 48798-48813, jul. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13550. Acesso em: 04 abr. 2022.

RODRIGUES, M. A. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, p. 1009-1034, out./dez. 2013. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mHNZmT8cBMhtLWyJqYFvmrF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROSA, C. A.; ROSSO, A. J.; FERREIRA, A. C. Representações Sociais dos licenciandos sobre o Estágio Curricular Supervisionado. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 1-20, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/epec/a/GbyVRSzKmwrLtPpjP7ygwPP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C.; SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 675-688, 2012. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ciedu/a/5M6rMNfLymsDS5xkqSzmghN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROSSO, A. J. A Prática de Ensino de Ciências/Biologia sob a ótica dos Estagiários. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 5, n. 11, p. 55-71, 2002. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/epec/a/GbyVRSzKmwrLtPpjP7ygwPP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROSSO, A. J. Avaliação dos significados atribuídos pelos estagiários à metodologia e prática de Ensino de Biologia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 131-144, jul./dez. 2007. Disponível em:

https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/314/322. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROSSO, A. J. Ensaio teórico-empírico e questões sobre a formação docente, leitura da escola e letramento. In: PRADO, E. M.; SOUZA, M. A.; FERREIRA, N. S. C. Educação em debate. 1. ed. Curitiba, 2009. p. 135-144.

ROSSO, A. J. et al. Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Interacções, v. 17, p. 114-134, 2011. Disponível em:

https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/449. Acesso em: 04 abr. 2022.

ROSSO, A. J. et al. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e algumas novas ficções na leitura da escola. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 821-842, out./dez. 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ensaio/a/KqJrMKdvdRQY7qYTKfCdkzd/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

SANTANA, F C de M; BARBOSA, J. C. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 250065, p. 1-21, 2020. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kcHJszJzt8zGSyxmSRpmSYq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

SARMENTO, T.; DA ROCHA, S. A; PANIAGO, R. N. Estágio Curricular: O Movimento de Construção Identitária Docente em Narrativas de Formação. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 152-177, out./dez. 2018. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4365/3493. Acesso em: 10 abr. 2022.

SILVA JÚNIOR, A. P., OLIVEIRA, A. A. B. Estágio curricular supervisionado na formação de professores de educação física no brasil: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1., p. 77-92, jan./mar. de 2018. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/67071/47795. Acesso em: 10 abr. 2022.

SILVA, C. B. Atualizando a Hidra? O Estágio Supervisionado e a Formação Docente Inicial em História. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.131-156, abr. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3993/399360922010.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.

SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, v. 31, n. 8, p.2174-2183, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/jQHTPGGjNZYjXLvty4sPF6P/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

SOUZA, E. M. F.; MARTINS, A. M. G. S. Estágio supervisionado nos cursos de licenciatura: pesquisa, extensão e docência. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 13 p. 143-156 jul./dez. 2012. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/711. Acesso em: 10 abr. 2022.

TEIXEIRA, A. N.; BECKER, F. Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS. Sociologias, v.5, jun. 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/soc/a/G6jjGjvMqyhf9tTHng8QjWj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2022.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Rosso, A. J., Koga, V. T., Moro, P. R., Santos, F. R. dos, & Silva, B. E. da. (2023). Professores da Educação Básica: protagonistas ou coadjuvantes em pesquisas de Estágio Curricular Supervisionado. Educação, 48(1), e106/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644470284

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)