Mediação da atividade pedagógica na apropriação e na objetivação dos conteúdos escolares
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644461437Palavras-chave:
Atividade pedagógica, Apropriação e objetivação, Conteúdos científicosResumo
Com base no entendimento de que a atividade pedagógica desenvolvida na escola é mediação indispensável para formação de novas funções psicológicas superiores dos estudantes, este artigo analisa significações produzidas por professores acerca do potencial da atividade pedagógica como mediação no processo de apropriação e objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio. Ancorada na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, é resultado de pesquisa-formação realizada em estudos de mestrado, envolvendo professores e alunos de uma escola filantrópica da cidade de Teresina-PI, que participam de projeto de extensão universitária. Os instrumentos utilizados na produção das informações que serviram como corpus empírico foram sessões de estudo e reflexão crítica, com base em textos previamente selecionados e entrevista reflexiva. Como procedimento de análise, adota a análise textual discursiva. As significações produzidas pelo participante da pesquisa revelam que a atividade pedagógica ganha outra qualidade quando favorece aos estudantes (singularidades) apropriação dos conteúdos científicos mediada pela dimensão afetivo-cognitiva, ou seja, pelo que sentem e pensam a respeito da sua realidade, objetivando novos modos de ser e de existir, sobretudo quando conseguem realizar inferências analógicas entre conhecimento científico e vida cotidiana. A apropriação e a objetivação dos conteúdos científicos na escola medeiam o desenvolvimento dos estudantes à medida que os levam à produção de novos questionamentos que se traduzem em novas relações com a realidade social e histórica.
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