Manual Escolar e mudanças curriculares em Portugal: percepção dos docentes de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644460850

Palavras-chave:

Manual Escolar, Ensino da Geografia, Docentes.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar de que forma o Manual Escolar, como recurso material central do processo educativo, se tem adaptado às alterações curriculares introduzidas em Portugal com a publicação de nova legislação relacionada com as aprendizagens escolares e a formação integral dos/as alunos/as ao terminar a escolaridade obrigatória. Procurou-se conhecer a visão dos professores e professoras sobre a forma como as alterações curriculares foram (ou não) acompanhadas por uma reformulação dos manuais escolares no sentido de responder aos novos desafios colocados a docentes e discentes. A recolha de dados sobre a perceção dos/das docentes foi realizada mediante a utilização de inquéritos por questionário. Os resultados preliminares apontam para a existência de algum desfasamento entre as novas indicações curriculares e os manuais escolares que suportam o trabalho de docentes e discentes. Com efeito, a nova legislação relacionada com as aprendizagens escolares e a formação integral dos discentes não inclui uma nova visão e uso do manual escolar no sentido de responder às novas exigências do sistema educativo nacional. Apresentam-se algumas recomendações com base nas necessidades detetadas pelos/as docentes.

Biografia do Autor

Maria Helena Esteves, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Docente no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa desde 2001. É licenciada em Geografia (1990) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Geografia Humana (2002) pela Universidade de Lisboa e doutorada em Geografia –desde 2010 pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi professora de Geografia em duas escolas secundárias e esteve envolvida na formação inicial de professores. Os seus interesses de investigação são: Educação Geográfica, Formação Inicial e Contínua de Professores, Educação para a Cidadania, Desenvolvimento Sustentável, Estudos Urbanos, Geografia Regional e Estudos de Género na Educação. Autora de cerca de 30 artigos científicos publicados em revistas académicas e em atas de conferências com arbitragem científica. Foi membro da rede Comenius Tissente (2006 – 2009, fez parte do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação (2010/2011) e do Projeto CHiSE (2013/2014).

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

Esteves, M. H. (2021). Manual Escolar e mudanças curriculares em Portugal: percepção dos docentes de Geografia. Educação, 46(1), e31/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644460850

Edição

Seção

Dossiê – Políticas educativas, mediações e educação de jovens e adultos: olhares de resistência - 2021