Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444201

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Alternativas educacionais, Distanciamento físico

Resumo

O distanciamento físico causado pela pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), em pleno ano de 2020, tem (re)configurado o processo de ensino e aprendizagem por meio do ambiente virtual como cenário educativo nas modalidades de ensino presencial, inclusive na Educação Básica. Este estudo tem como principal objetivo descrever a utilização dos Cenários Virtuais de Aprendizagem como recurso pedagógico implementado por escolas da rede pública de ensino no município de Jeremoabo/BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com viés descritivo, caracterizada como estudo de caso. A produção de dados se deu a partir da análise dos informes publicados em redes sociais das instituições, assim como da realização de entrevista semiestruturada online, que contou com a participação de 10 (dez) professores pertencentes ao quadro efetivo de funcionários, tanto na rede municipal quanto estadual de educação, atuantes em escolas do município. Como resultado, ficou evidenciada a contribuição dos cenários virtuais na prática docente para o prosseguimento do ano letivo diante da pandemia, mesmo sem formação específica para lidar com as tecnologias digitais no ensino; além disso, a dificuldade dos professores está centrada na inclusão do aluno no espaço digital, considerando-se a escassez dos recursos e a indisponibilidade de conexão estável com a internet.

Biografia do Autor

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Pedagogo (FANEB). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Líder do Núcleo de Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Bacharel em Enfermagem (AGES). Especialista em Saúde da Família (UFPEL). Pesquisador vinculado ao  Núclo de Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Santos, W. L., Ferrete, A. A. S. S., & Alves, M. M. S. (2021). Cenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes. Educação, 46(1), e62/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644444201