Formação professores e processo educativo: a Companhia de Jesus nos clássicos da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443020

Palavras-chave:

Tradição, Pedagogia jesuítica, Formação de educadores

Resumo

O presente artigo analisa três obras clássicas da educação brasileira, A Cultura Brasileira: Introdução ao estudo da cultura no Brasil (1943), de autoria de Fernando de Azevedo; O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum (1952), de Leonel Franca e História da Educação Brasileira (1972), de José Antonio Tobias, fazendo um movimento em direção à tradição e refletindo acerca da formação de educadores e os processos educativos ao (re)visitar a tradição da Companhia de Jesus. Objetiva-se, desse modo, dialogar com a tradição para compreender o legado, mas fundamentalmente, o que podemos aprender dela sobre a formação de professores e o processo educativo. O estudo está organizado em dois movimentos: primeiro, a contextualização histórica do período jesuítico, em seguida, o aprofundamento do método pedagógico dos jesuítas e a formação de seus educadores, referida pelo Ratio Studiorum. Do ponto de vista teórico e metodológico, situa-se no âmbito da linguagem e da teoria de recepção e a recontextualização do conhecimento educativo.

Biografia do Autor

Patrícia Fontana, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Frederico Westphalen - RS, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Frederico Westphalen - RS, Brasil.

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí/RS – Brasil e Universidad Autónoma de Madrid. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

Tatiane de Freitas Ermel, Universidad Complutense de Madrid (Espanha).

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PUCRS e Doutorado Sanduíche Universidad Complutense de Madrid/Espanha. Pesquisadora e docente na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Fontana, P., Kuhn, M., & Ermel, T. de F. (2021). Formação professores e processo educativo: a Companhia de Jesus nos clássicos da educação brasileira. Educação, 46(1), e74/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644443020