Formação professores e processo educativo: a Companhia de Jesus nos clássicos da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443020Palabras clave:
Tradição, Pedagogia jesuítica, Formação de educadoresResumen
O presente artigo analisa três obras clássicas da educação brasileira, A Cultura Brasileira: Introdução ao estudo da cultura no Brasil (1943), de autoria de Fernando de Azevedo; O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum (1952), de Leonel Franca e História da Educação Brasileira (1972), de José Antonio Tobias, fazendo um movimento em direção à tradição e refletindo acerca da formação de educadores e os processos educativos ao (re)visitar a tradição da Companhia de Jesus. Objetiva-se, desse modo, dialogar com a tradição para compreender o legado, mas fundamentalmente, o que podemos aprender dela sobre a formação de professores e o processo educativo. O estudo está organizado em dois movimentos: primeiro, a contextualização histórica do período jesuítico, em seguida, o aprofundamento do método pedagógico dos jesuítas e a formação de seus educadores, referida pelo Ratio Studiorum. Do ponto de vista teórico e metodológico, situa-se no âmbito da linguagem e da teoria de recepção e a recontextualização do conhecimento educativo.
Citas
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia, Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira: Introdução ao estudo da cultura no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, 1963.
BASTOS, Maria Helena Camara. Maria Lúcia Aranha e a História da Educação. Cadernos de História da Educação, Uberlândia/MG, v. 13, n. 2, p.517-534, jul./dez. 2014. (23/02/2015). Disponível em:http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/29201. Acesso em: 15 nov. 2019.
BURKE, Peter. The history and theory of reception. In: LLOYD, Howell A. (ed). Reception of Bodin. Brill: Leiden, Boston, 2013, p. 21-38.
CALVINO, Ítalo. Porque Ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
FONTANA, Roseli Canção. Como nos Tornamos Professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum. Rio de Janeiro: Agir, 1952.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2002.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014.
KUHN, Martin. O professor: identidade e protagonismo. 2016. 261 p. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí 2016.
KUHN, Martin; TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz. Epistemologias na Formação Docente. In: ANDRADE, Elisabete (org.). Políticas Educacionais e Formação de Professores. Curitiba: CRV, 2016. p. 83 - 97.
LEITE, Serafim. Artes e Ofícios dos Jesuítas no Brasil (1549-1760). Lisboa: Editora Brotéria, 1953.
MARQUES, Osorio Mario. Pedagogia a Ciência do Educador. Ijuí/RS: Unijuí, 1990.
MESNARD, Pierre. La pedagogía de los jesuitas. In: CHÂTEAU, Jean (Org.). Los grandes pedagogos. México: Fundo de Cultura Económica, 2017, p. 59-126.
PAIVA, José Maria de. Colonização e catequese. São Paulo: Autores Associados: Cortez Editora, 1981.
SCHRIEWER, Jürgen. Deweyan Thought Refracted Through Time and Space. Studies on the Trans-Continental Dissemination and Culture-Specific Re-Contextualization of Educational Knoweledge. In: BRUNO-JOFRÉ, Rosa (Org.). The Global Reception of John Dewey's Thought: Multiple refractions through time and space. New York & London: Routledge – forthcoming, 2012, p.1-19.
TOBIAS, José Antônio. História da Educação Brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986.
TEIVE, Cyntia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________