Formação em Educação: contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos Institutos Federais do Brasil na área dos Saberes Técnicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644435565Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Transposição didática, Processo de ensino-aprendizagemResumo
A presente pesquisa teve como objetivos caracterizar o perfil dos egressos da área de Ensino dos Saberes Técnicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), docentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFECT), e reconhecer a contribuição do Programa no seu processo de formação e capacitação profissional. O estudo foi de caráter descritivo-exploratório, quantitativo e qualitativo, realizado com uma população de 36 mestres. A metodologia utilizada foi levantamento de dados sobre os sujeitos, realizado na secretaria e website do Programa, e aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a maioria era oriunda da região Sudeste (40,17%), formados em Ciências Agrícolas (20,60%), e com tempo de docência acima de 15 anos (62,80%). Com relação à atuação profissional, verificou-se que a maior parte lecionava para o Ensino Médio (48,20%), atuando além da docência em atividades de pesquisa e extensão (22,20%), e orientando alunos em programas de Iniciação Científica, projetos locais e organização de eventos (61,10%). Após a conclusão do mestrado a totalidade dos egressos relatou aquisição de melhor conhecimento técnico (41,30%), melhor remuneração (33,30%) e maior confiança ao lecionar (25,40%). Ficou estabelecido ainda que o PPGEA vem alcançando suas metas no que concerne à construção do conhecimento e capacitação de seu egresso, confirmado por 100,00% dos informantes, quando afirmaram ter atingido suas expectativas parcial (16,70%) ou plenamente (83,30%).
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