Formação em Educação: contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos Institutos Federais do Brasil na área dos Saberes Técnicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435565

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transposição didática, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivos caracterizar o perfil dos egressos da área de Ensino dos Saberes Técnicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), docentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFECT), e reconhecer a contribuição do Programa no seu processo de formação e capacitação profissional. O estudo foi de caráter descritivo-exploratório, quantitativo e qualitativo, realizado com uma população de 36 mestres. A metodologia utilizada foi levantamento de dados sobre os sujeitos, realizado na secretaria e website do Programa, e aplicação de questionário. Os resultados demonstraram que a maioria era oriunda da região Sudeste (40,17%), formados em Ciências Agrícolas (20,60%), e com tempo de docência acima de 15 anos (62,80%). Com relação à atuação profissional, verificou-se que a maior parte lecionava para o Ensino Médio (48,20%), atuando além da docência em atividades de pesquisa e extensão (22,20%), e orientando alunos em programas de Iniciação Científica, projetos locais e organização de eventos (61,10%). Após a conclusão do mestrado a totalidade dos egressos relatou aquisição de melhor conhecimento técnico (41,30%), melhor remuneração (33,30%) e maior confiança ao lecionar (25,40%). Ficou estabelecido ainda que o PPGEA vem alcançando suas metas no que concerne à construção do conhecimento e capacitação de seu egresso, confirmado por 100,00% dos informantes, quando afirmaram ter atingido suas expectativas parcial (16,70%) ou plenamente (83,30%).

Biografia do Autor

Lucila Maria Teixeira Nunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil

Engenheira de Alimentos

M.Sc. em Educação Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Instituto de Agronomia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sandra Regina Gregorio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil

Nutricionista

M.Sc. em Ciência e Tecnologia de Alimentos 

D.Sc. em Ciência de Alimentos

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Instituto de Agronomia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


 

Gilmar Ferreira Vita, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil

Biólogo, Gestor Ambiental

M.Sc. em Biologia Animal

D.Sc. em Biologia Animal

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Instituto de Agronomia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Nunes, L. M. T., Gregorio, S. R., & Vita, G. F. (2019). Formação em Educação: contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos Institutos Federais do Brasil na área dos Saberes Técnicos. Educação, 44, e78/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644435565

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Artigo Demanda Contínua