Precarização e privatização das políticas públicas na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435216

Palavras-chave:

Educação à distância – EAD, Políticas públicas – EAD, Legislação - EAD

Resumo

Estudo doutoral bibliográfico que contextualiza as políticas públicas no âmbito da educação e da EAD, refletindo sobre suas privatizações. Apresenta alguns estudos em nível internacional e relaciona os mesmos com as políticas no Brasil que se direcionam para a desresponsabilização do Estado. O financiamento da educação superior vem estimulando medidas que acentuam a privatização interna das instituições, ao mesmo tempo em que aprofunda o processo de empresariamento da educação superior, por meio da ampliação do número de cursos privados. Como exemplo, descreve e analisa o caso do grupo Kroton educacional, maior empresa na área em nível mundial e no ramo da EAD no Brasil. Seus resultados mostram que as políticas públicas educacionais têm favorecido as grandes empresas, que vêm lucrando ainda mais com a precarização da educação. Conclui que as mais recentes políticas de flexibilização vêm para favorecer o crescimento da EAD no Brasil, que pode ganhar um fortalecimento com o oferecimento do ensino médio nesta modalidade, aprovado recentemente, marcando assim uma conjuntura neoconservadora e de mercantilização da educação.

Biografia do Autor

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, Santa Catarina

Professora doutora no Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, Santa Catarina, Brasil.

Maria Cristina Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Mattos, M. de C. do C. M., & Silva, M. C. R. F. da. (2020). Precarização e privatização das políticas públicas na educação a distância. Educação, 45(1), e34/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644435216