Concepções de Estado e a materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431459

Palavras-chave:

Estado, Política Social, Assistência Estudantil.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções e o papel do Estado na atualidade, visando compreender como se dá a formulação das políticas sociais e suas implicações no campo educacional. Este é um estudo bibliográfico e documental que utiliza a explanação sobre a elaboração e implantação do Pnaes, para exemplificar a relação entre Estado e políticas sociais. Os resultados indicam que o Pnaes é uma política social executada nas instituições de educação federal que busca diminuir as dificuldades enfrentadas para garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Concluímos que o Estado e o governo compatibilizaram interesses para a materialização de programas e ações destinadas a minimizar as fraturas sociais, por meio de políticas que favoreceram a democratização do acesso à educação superior, inclusive, preconizando a permanência de estudantes nesse nível de educação, tendo o Pnaes como um de seus programas.   

Biografia do Autor

Débora Rogéria Neres De Souza Garcia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Sou doutoranda do PPGEdu/UFMS e assistente social no IFMS, atuo diretamente na política de assistência estudantil da educação profissional e tecnológica e pesquiso sobre a Política de Assistência Estudantil na educação superior, assim como  as categorias acesso, permanência e formação na educação superior. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.

Carina Elisabeth Maciel, UFMS

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Atualmente atua na coordenação da seção estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Garcia, D. R. N. D. S., & Maciel, C. E. (2019). Concepções de Estado e a materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Educação, 44, e40/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644431459

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