Trabalho docente em sala de aula: interferências externas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644426751Palavras-chave:
Trabalho docente. Organização escolar. Interferências. Sala de aula.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre as interferências no trabalho docente, no espaço da sala de aula, causadas por agentes externos ao planejamento de ensino. O objetivo é identificar e analisar situações que interferem na prática docente e no desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico em sala de aula. A reflexão parte de observações, em sala de aula, das práticas pedagógicas de 05 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Sinop, Mato Grosso. A problemática que se insere nessa análise caracteriza-se por compreender a importância da dinâmica escolar no desenvolvimento das práticas de ensino. A fundamentação teórica, baseada em Libâneo (2001), Franco (2012), Contreras (2002), Imbernón (2002), dentre outros, possibilitou compreender a dinâmica do trabalho pedagógico em sala de aula, bem como a organização e a gestão escolar, na perspectiva de desenvolver um trabalho colaborativo entre os agentes educacionais, para a renovação na e da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________