Trabalho docente em sala de aula: interferências externas

Solange Ana Dalla Vecchia, Ademar de Lima Carvalho

Resumo


 O presente artigo propõe uma reflexão sobre as interferências no trabalho docente, no espaço da sala de aula, causadas por agentes externos ao planejamento de ensino. O objetivo é identificar e analisar situações que interferem na prática docente e no desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico em sala de aula. A reflexão parte de observações, em sala de aula, das práticas pedagógicas de 05 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Sinop, Mato Grosso. A problemática que se insere nessa análise caracteriza-se por compreender a importância da dinâmica escolar no desenvolvimento das práticas de ensino. A fundamentação teórica, baseada em Libâneo (2001), Franco (2012), Contreras (2002), Imbernón (2002), dentre outros, possibilitou compreender a dinâmica do trabalho pedagógico em sala de aula, bem como a organização e a gestão escolar, na perspectiva de desenvolver um trabalho colaborativo entre os agentes educacionais, para a renovação na e da escola.


Palavras-chave


Trabalho docente. Organização escolar. Interferências. Sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644426751

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar