Trabalho docente em sala de aula: interferências externas

Autores

  • Solange Ana Dalla Vecchia Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ademar de Lima Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644426751

Palavras-chave:

Trabalho docente. Organização escolar. Interferências. Sala de aula.

Resumo

 O presente artigo propõe uma reflexão sobre as interferências no trabalho docente, no espaço da sala de aula, causadas por agentes externos ao planejamento de ensino. O objetivo é identificar e analisar situações que interferem na prática docente e no desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico em sala de aula. A reflexão parte de observações, em sala de aula, das práticas pedagógicas de 05 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Sinop, Mato Grosso. A problemática que se insere nessa análise caracteriza-se por compreender a importância da dinâmica escolar no desenvolvimento das práticas de ensino. A fundamentação teórica, baseada em Libâneo (2001), Franco (2012), Contreras (2002), Imbernón (2002), dentre outros, possibilitou compreender a dinâmica do trabalho pedagógico em sala de aula, bem como a organização e a gestão escolar, na perspectiva de desenvolver um trabalho colaborativo entre os agentes educacionais, para a renovação na e da escola.

Biografia do Autor

Solange Ana Dalla Vecchia, Universidade Federal de Mato Grosso

Programa de pós-graduação em educação

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Dalla Vecchia, S. A., & Carvalho, A. de L. (2017). Trabalho docente em sala de aula: interferências externas. Educação, 42(2), 467–480. https://doi.org/10.5902/1984644426751

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua