Políticas de Formação de Professores em conflito com o currículo:Estágio Supervisionado e PIBID

Autores

  • Jose Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644412068

Palavras-chave:

Política Educacional, Formação Inicial, PIBID, estágio supervisionado

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644412068

 

No quadro das políticas de governo destinadas a formação de professores este artigo tem como objetivo compreender as relações entre ao Estágio Curricular e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ambos realizados na Escola. A reflexão é fruto do processo de observação e etnografia no campo e entrevistas com os trabalhadores da educação que atuam nas unidades escolares onde se desenvolvem estágio e PIBID. As conclusões de pesquisa apontam para uma tênue relação, por vezes conflituosa, entre o componente curricular e o programa de governo, uma vez que ambos possuem similitudes, apresentam propósitos diferenciados, separados por objetivos, legislação e financiamentos distintos. Percebe-se uma sobreposição destas duas atividades que se realizam no interior da Escola.

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Publicado

2014-06-18

Como Citar

Jardilino, J. R. L. (2014). Políticas de Formação de Professores em conflito com o currículo:Estágio Supervisionado e PIBID. Educação, 39(2), 353–366. https://doi.org/10.5902/1984644412068

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua