O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438443

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Expansão do Ensino, Estratificação Educacional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a importância das políticas de valorização do desenvolvimento profissional docente frente à expansão dos sistemas educativos, que ocorre na contramão da estratificação educacional. Com base em dados oficiais e na produção da área, trata-se de um estudo teórico que discute sobre a relação entre a formação de professores e a estratificação dos sistemas educativos, numa concepção educacional pautada pelas desigualdades e pela reprodução e dominação social. A abordagem argumentativa indica que a preparação do professor é fundamental para sua atuação num contexto de desigualdades sociais, com vistas a conduzir um processo de formação/trabalho comprometido com equidade e transformação da sociedade. Conclui-se que os problemas na formação de professores (inicial e continuada) exigem políticas públicas direcionadas para uma formação docente que rompa com a tradição estabelecida e revivida nas instituições formadoras, com fins a atender aos diversos contextos sociais no Brasil. Portanto, as políticas de valorização ao desenvolvimento profissional docente, se estabelecem como parceiras na luta pela democratização de um ensino e, por conseguinte, favoráveis a uma maior mobilidade socioeducativa.

Biografia do Autor

Jose Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais

Departamento de Educação DEEDU, professor e coordenador do PPGE UFOP

área: Formação de Professores, Politica e Instituições formadoras.

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto Doutorado em Educação

Doutoranda em Educação - Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FOPROFI - Formação e Profissão Docente.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Jardilino, J. R. L., & Sampaio, A. M. M. (2020). O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro. Educação, 45(1), e85/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644438443