Introdução da Flipped Classroom no ensino de enfermagem: Relato de uma aula sobre pensamento crítico-criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769226811

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Educação, Metodologia.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do uso da flipped classroom em um seminário de enfermagem sobre a temática do pensamento crítico-criativo na formação de enfermeiros pós-graduandos. Método: construção e desenvolvimento de um seminário que teve duração de quatro horas, e contou com a participação de dez professores e alunos da pós-graduação em enfermagem. Foram utilizados três metodologias de flipped classroom: Just in time teaching, Peer Instruction e o Problem Based Learning. Resultados: foi possível contribuir para maior participação e apropriação de conhecimento acerca do tema como uso da flipped classroom, proporcionando a experimentação e sensibilização de métodos em professores e alunos. Considerações finais: através desta experiência buscou-se incentivar a reflexão, uma vez que esses métodos de ensino colocam o aluno como o sujeito ativo na aprendizagem, fazendo com que busquem em suas vivências ou estudos respostas para questões feitas por ele mesmo ou por outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Porcelis Vargas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Paola da Silva Diaz, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Jouhanna do Carmo Menegaz, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora Doutora da Universidade Federal do Pará.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Daniella Karine Souza Lima, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Vargas, C. P., Diaz, P. da S., Menegaz, J. do C., Backes, V. M. S., Kempfer, S. S., & Lima, D. K. S. (2018). Introdução da Flipped Classroom no ensino de enfermagem: Relato de uma aula sobre pensamento crítico-criativo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(4), 829–840. https://doi.org/10.5902/2179769226811

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.