Perfil dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976925178

Palavras-chave:

Enfermagem, Unidades de terapia intensiva, Cuidados Críticos

Resumo

Objetivo: o estudo objetivou traçar o perfil dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto de um hospital universitário. Método: estudo do tipo retrospectivo, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de formulário próprio, diretamente do prontuário dos pacientes e, após, sofreram um processo de análise quantitativa. Resultados: os resultados evidenciam que a população é predominantemente, do sexo masculino, idosa e procedente do pronto atendimento da instituição. As principais causas de internação foram as doenças infecciosas e as doenças neurológicas. O tempo médio de internação foi de 14 dias. A infecção hospitalar foi a complicação mais frequente. O índice de óbito foi de 50%. Conclusões: o conhecimento desses dados é fundamental para otimizar o processo de trabalho e de cuidado em unidades críticas, possibilitando, ao enfermeiro, melhor planejar ações de cuidado em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simoni Spiazzi Favarin, Unversidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Pesqusadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - UFSM.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Favarin, S. S., & Camponogara, S. (2012). Perfil dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 320–329. https://doi.org/10.5902/217976925178

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.