Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família na 10ª Regional de Saúde do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922515

Palavras-chave:

Enfermagem em saúde pública, Papel do profissional de enfermagem, Saúde da família, Atenção primária à saúde, Educação em saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos enfermeiros sobre o trabalho educativo desenvolvido na Estratégia Saúde da Família (ESF), no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Maringá/PR (659/2009). Os dados foram coletados junto a 20 enfermeiros que atuam na ESF por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o mês de abril de 2010 e submetidos à análise de conteúdo categorial (Bardin). Os resultados demonstram que os enfermeiros compreendem o conceito de educação em saúde e reconhecem a sua relevância, especialmente no tocante à atenção primária à saúde, contudo, as ações educativas por eles realizadas ainda estão aquém do preconizado pela ESF e, em sua maioria, atreladas ao modelo tradicional de educação em saúde. São enfrentados diversos obstáculos na realização da prática educativa devido ao desconhecimento das tendências pedagógicas e da falta de sistematização das ações que guiam o fazer educativo dos enfermeiros. Além desses obstáculos, os enfermeiros enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento da educação em saúde referente aos usuários, aos membros da equipe multiprofissional, aos gestores e à insuficiência de recursos físicos, materiais e financeiros. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de se esclarecer melhor os objetivos da ESF relacionados com a educação em saúde aos profissionais atuantes neste modelo assistencial, estabelecendo um processo de capacitação e de educação permanente, além de desenvolver meios de sistematizar a educação em saúde desde a formação profissional. Desse modo, a educação em saúde não deve ser considerada apenas como mais uma atividade a ser realizada na ESF, mas sim, uma prática que alicerça e reorienta toda a atenção primária, a fim de promover a saúde dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

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Biografia do Autor

Simone Roecker, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UNiversidade Estadual de Maringá. Paraná. Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente da pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Paraná. Brasil. 

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Publicado

2011-04-06

Como Citar

Roecker, S., & Marcon, S. S. (2011). Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família na 10ª Regional de Saúde do Paraná. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 306–307. https://doi.org/10.5902/217976922515

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

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