Dificuldades do enfermeiro no gerenciamento da unidade de pronto–socorro hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769223374Palavras-chave:
Pesquisa em administração de enfermagem, Supervisão de enfermagem, Enfermagem em emergência, Gerenciamento de prática profissionalResumo
Objetivo: identificar as dificuldades do enfermeiro no gerenciamento da unidade de Pronto-socorro. Método: estudo descritivo, qualitativo, documental. Foi desenvolvido por meio dos portfólios de residentes de enfermagem sobre o trabalho gerencial do enfermeiro entre abril a junho de 2016 na unidade de Pronto-socorro de um hospital de ensino público do interior do Paraná, Brasil. Aos registros dos portfólios, empregou-se Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias, que se relacionam às dificuldades na dinâmica de funcionamento da unidade, na gestão de pessoas e no gerenciamento de recursos materiais. Conclusão: as dificuldades enfrentadas ratificam a contingência e a complexidade da gerência, algumas vezes superando a governabilidade do enfermeiro. Entretanto, especialmente no manejo de recursos, é necessário que o profissional se utilize mais racionalmente dos meios e instrumentos gerenciais em prol do cuidado qualificado.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-23 (2)
- 2017-06-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista de Enfermagem da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.