Sexualidade e adolescência: concepções de professores do ensino básico

Autores

  • Maira Scaratti
  • Pâmela Roberta Rocha da Silva
  • Elisangela Argenta Zanatta
  • Maria Luiza Bevilaqua Brum

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769219077

Palavras-chave:

Adolescente, Educação em saúde, Sexualidade

Resumo

Objetivo: conhecer as concepções dos professores da rede básica de ensino sobre sexualidade, evidenciar estratégias utilizadas para abordar o tema sexualidade e investigar a importância da atuação do enfermeiro na escola. Método: pesquisa qualitativa, realizada em 2014, com 47 professores, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram categorizados por meio de análise temática. Resultados: os professores consideram a sexualidade como parte integrante do ser humano, sendo influenciada pelos grupos sociais, família e mídia. Utilizam estratégias para o desenvolvimento do tema sexualidade, como recursos tecnológicos, caixinha de perguntas e textos. Consideram importante a inserção do enfermeiro na escola, para atuar como mediador nas discussões, auxiliando adolescentes e professores. Conclusões: o estudo revelou que a temática sexualidade precisa ser amplamente discutida, especialmente entre enfermeiros e professores, a fim de contribuir na aplicabilidade de novas metodologias de ensino e de abordagens sobre sexualidade com os adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Scaratti

Enfermeira Residente em Atenção ao Câncer no Hospital São Vicente de Paulo, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade de Passo Fundo- Passo Fundo/ RS.Graduada na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Participou de todas as etapas de elaboração do artigo.

Pâmela Roberta Rocha da Silva

Enfermeira na Estratégia da Saúde da Família- ESF II- Riqueza/SC. Graduada pela Universidade doEstado de Santa Catarina. Participou de todas as etapas de elaboração do artigo.

Elisangela Argenta Zanatta

Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Chapecó,SC, Brasil. Contribuiu na elaboração e revisão geral deste artigo

Maria Luiza Bevilaqua Brum

Mestre em Enfermagem. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Chapecó,SC, Brasil. Contribuiu na elaboração e revisão geral deste artigo.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Scaratti, M., Silva, P. R. R. da, Zanatta, E. A., & Brum, M. L. B. (2016). Sexualidade e adolescência: concepções de professores do ensino básico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(2), 164–174. https://doi.org/10.5902/2179769219077

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.