Sexualidade e adolescência: concepções de professores do ensino básico

Autores

  • Maira Scaratti
  • Pâmela Roberta Rocha da Silva
  • Elisangela Argenta Zanatta
  • Maria Luiza Bevilaqua Brum

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769219077

Palavras-chave:

Adolescente, Educação em saúde, Sexualidade

Resumo

Objetivo: conhecer as concepções dos professores da rede básica de ensino sobre sexualidade, evidenciar estratégias utilizadas para abordar o tema sexualidade e investigar a importância da atuação do enfermeiro na escola. Método: pesquisa qualitativa, realizada em 2014, com 47 professores, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram categorizados por meio de análise temática. Resultados: os professores consideram a sexualidade como parte integrante do ser humano, sendo influenciada pelos grupos sociais, família e mídia. Utilizam estratégias para o desenvolvimento do tema sexualidade, como recursos tecnológicos, caixinha de perguntas e textos. Consideram importante a inserção do enfermeiro na escola, para atuar como mediador nas discussões, auxiliando adolescentes e professores. Conclusões: o estudo revelou que a temática sexualidade precisa ser amplamente discutida, especialmente entre enfermeiros e professores, a fim de contribuir na aplicabilidade de novas metodologias de ensino e de abordagens sobre sexualidade com os adolescentes.

Downloads

Biografia do Autor

Maira Scaratti

Enfermeira Residente em Atenção ao Câncer no Hospital São Vicente de Paulo, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade de Passo Fundo- Passo Fundo/ RS.Graduada na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Participou de todas as etapas de elaboração do artigo.

Pâmela Roberta Rocha da Silva

Enfermeira na Estratégia da Saúde da Família- ESF II- Riqueza/SC. Graduada pela Universidade doEstado de Santa Catarina. Participou de todas as etapas de elaboração do artigo.

Elisangela Argenta Zanatta

Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Chapecó,SC, Brasil. Contribuiu na elaboração e revisão geral deste artigo

Maria Luiza Bevilaqua Brum

Mestre em Enfermagem. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Chapecó,SC, Brasil. Contribuiu na elaboração e revisão geral deste artigo.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Scaratti, M., Silva, P. R. R. da, Zanatta, E. A., & Brum, M. L. B. (2016). Sexualidade e adolescência: concepções de professores do ensino básico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(2), 164–174. https://doi.org/10.5902/2179769219077

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.