Percepções de professores enfermeiros sobre a intersecção do trabalho assistencial e docente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769210081Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagem, Prática do docente de enfermagem, Pesquisa em enfermagemResumo
Objetivo: conhecer as percepções de professores enfermeiros sobre a importância da experiência assistencial em relação ao exercício do trabalho docente. Método: a pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Na apreciação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram sete professores universitários que, anteriormente à prática docente haviam tido experiência na assistência. Resultados: o estudo mostra que as experiências no campo da prática assistencial contribuem para o desenvolvimento de conteúdos, sobretudo no que se refere à intersecção entre teoria e prática. Conclusão: a experiência na assistência contribui, no que se refere ao ensino, em relacionar teoria e prática, contudo, isso não se evidencia em outras atividades como pesquisa e extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.