Where the Sun Rises First: a criação de um documentário bilíngue em aulas de língua inglesa no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995088442

Palavras-chave:

Ensino de língua inglesa, Produção Audiovisual, Pedagogia pós-método, Deep leaning, Onde o Sol Nasce Primeiro

Resumo

O presente relato de experiência aborda o processo da produção do documentário bilíngue Where the Sun Rises First (Onde o Sol Nasce Primeiro), feito por um grupo de alunos em uma disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da UFCG. A iniciativa do projeto, fundamentada nas abordagens da pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU 1994; 2001; 2012) e do deep learning (FULLAN; QUINN; MCEACHEN, 2017), teve o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, pensamento crítico, consciência cultural, criatividade e trabalho colaborativo. A atividade explorou também a viabilidade de integrar a produção audiovisual ao ensino de línguas, utilizando tecnologias educacionais em rede e metodologias ativas. No geral, os resultados da experiência demonstraram ser satisfatórios ao proporcionar para os estudantes a oportunidade de aplicar conhecimento teórico em um contexto prático, com trabalho coletivo e comunicação intercultural. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino pode tornar a aprendizagem mais significativa e engajadora, fazendo com que os futuros professores desenvolvam habilidades envolvendo tecnologia e o conhecimento cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Wizniewsky Amaral, UFSM

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rayanne Victória Costa da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) entre os anos de 2020 e 2022. Atualmente participa do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras - UFCG. Produtora e roteirista do documentário "Where the Sun Rises First". Atua nas áreas de tradução e ensino, e estudos linguísticos. Também possui interesse em literatura comparada e produções midiáticas de cunho sociocultural e educacional.

Ângela Maria de Melo Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa do Programa de Educação Tutorial (PET) - Educação Conexão de Saberes. Produtora e roteirista do documentário "Where the Sun Rises First" Tem experiência em estudos literários comparatistas, com ênfase em narrativas contemporâneas em língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, utopia e distopia. Tem interesse em ficção especulativa, especificamente nas obras de Margaret Atwood, além de pesquisas na área da ecocrítica.

Emerson Elvis dos Santos Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) entre os anos 2022 e 2024. Produtor e roteirista do documentário "Where the Sun Rises First". Atua na área de pesquisa de tradução audiovisual. Também possui interesse em educação inclusiva e estudo de linguagens cinematográficas e técnicas narrativas.

Millene Vasconcelos Santos Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Campina Grande. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nos anos de 2022 e 2023. Produtora e roteirista do documentário "Onde o Sol Nasce Primeiro". Também atuou como docente no programa de Extensão de Língua Inglesa promovido pela Unidade Acadêmica de Letras. Seus interesses em pesquisa são em tradução literária, teoria literária e estudos linguísticos. Atualmente, atua principalmente na área de teorias da tradução.

Referências

AMARAL, João Pedro; GONÇALVES, Rafael; TOWNSEND, Thomás. Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM. Comunicações, v. 28, n. 1, 2021, p. 67-90.

DE SANT’ANNA, Magali Rosa; SPAZIANI, Lídia; DE GÓES, Maria Cláudia. As principais metodologias de ensino de língua inglesa no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

FAVARETTO, Celso. Prefácio. In: M. Setton, A Cultura da Mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FULLAN, Michael; QUINN, Joanne; MCEACHEN, Joanne. Deep learning: Engage the world, change the world. Corwin Press, 2017.

KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 1994.

KUMARAVADIVELU, Bala. Language teacher education for a global society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing, and Seeing. New York: Routledge, 2012.

KUMARAVADIVELU, Bala. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, v. 35, n. 4, 2001.

LIBÂNEO, José. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

OROZCO-GÓMEZ, Guillermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho (orgs.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

SMITH, Hazel. The writing experiment: strategies for innovative creative writing. Routledge, 2020.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Wizniewsky Amaral, J. P., Costa da Silva, R. V., de Melo Araújo, Ângela M., dos Santos Lima, E. E., & Vasconcelos Santos Lima, M. (2025). Where the Sun Rises First: a criação de um documentário bilíngue em aulas de língua inglesa no ensino superior. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 6(1), e2/1–13. https://doi.org/10.5902/2675995088442

Edição

Seção

Relatos de Experiência