Where the Sun Rises First: a criação de um documentário bilíngue em aulas de língua inglesa no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995088442Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa, Produção Audiovisual, Pedagogia pós-método, Deep leaning, Onde o Sol Nasce PrimeiroResumo
O presente relato de experiência aborda o processo da produção do documentário bilíngue Where the Sun Rises First (Onde o Sol Nasce Primeiro), feito por um grupo de alunos em uma disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da UFCG. A iniciativa do projeto, fundamentada nas abordagens da pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU 1994; 2001; 2012) e do deep learning (FULLAN; QUINN; MCEACHEN, 2017), teve o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, pensamento crítico, consciência cultural, criatividade e trabalho colaborativo. A atividade explorou também a viabilidade de integrar a produção audiovisual ao ensino de línguas, utilizando tecnologias educacionais em rede e metodologias ativas. No geral, os resultados da experiência demonstraram ser satisfatórios ao proporcionar para os estudantes a oportunidade de aplicar conhecimento teórico em um contexto prático, com trabalho coletivo e comunicação intercultural. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino pode tornar a aprendizagem mais significativa e engajadora, fazendo com que os futuros professores desenvolvam habilidades envolvendo tecnologia e o conhecimento cultural.
Downloads
Referências
AMARAL, João Pedro; GONÇALVES, Rafael; TOWNSEND, Thomás. Sonho de Liberdade: a criação de um videoclipe no CASE-SM. Comunicações, v. 28, n. 1, 2021, p. 67-90.
DE SANT’ANNA, Magali Rosa; SPAZIANI, Lídia; DE GÓES, Maria Cláudia. As principais metodologias de ensino de língua inglesa no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
FAVARETTO, Celso. Prefácio. In: M. Setton, A Cultura da Mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
FULLAN, Michael; QUINN, Joanne; MCEACHEN, Joanne. Deep learning: Engage the world, change the world. Corwin Press, 2017.
KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 1994.
KUMARAVADIVELU, Bala. Language teacher education for a global society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing, and Seeing. New York: Routledge, 2012.
KUMARAVADIVELU, Bala. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, v. 35, n. 4, 2001.
LIBÂNEO, José. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
OROZCO-GÓMEZ, Guillermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho (orgs.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
SMITH, Hazel. The writing experiment: strategies for innovative creative writing. Routledge, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.





