INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: O USO DA JOGABILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS

Autores

Palavras-chave:

Motivação, Jogo colecionável, Jogabilização.

Resumo

Uma das maiores causas da evasão escolar está no fato dos alunos não se sen5rem mo5vados com as metodologias de ensino u5lizadas. Em 2019 o IBGE realizou uma pesquisa em todas as regiões brasileiras com estudantes entre 14 a 29 anos, a evasão escolar oriunda de desinteresse pelo conteúdo e metodologia empregada superou 25% em todas as regiões, abaixo somente do abandono pela urgência de trabalhar. As metodologias de ensino, as avaliações como um fim, o ambiente escolar ultrapassado e a fragmentação

disciplinar são algumas das causas para este !esvaziamento” escolar. Os jogos são ferramentas que conseguem diver5r, mo5var e desenvolver competências variadas de forma muito eficiente, além de preparar o indivíduo para situações não planejadas. O jogo em tela possui 83 cartas colecionáveis e ilustrações das grandes personalidades na história da humanidade, sempre contextualizando sua época, feitos e relação com o conhecimento em destaque. O jogo colecionável Múltiplas Inteligências, baseado na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, estimula a descoberta pelos diferentes tipos de inteligências, envolvendo professor e aluno através de uma mecânica simples, divertida, estratégica e colecionável que visa o desenvolvimento Socio-educacional cognitivo do aluno ao mesmo tempo em que os torna protagonistas na utilização, distribuição e conquista da coleção completa. O jogo de cartas Múltiplas Inteligências trabalha com as competências da Base Nacional Comum Curricular e utiliza a metodologia da Jogabilização para atingir 100% do seu objetivo sociocultural e cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Kley Baumgartner Câmara Pinheiro, Universidad Columbia del Paraguay

Pai; neto; filho; professor; jogabilizador; designer motivacional; extrovertido e aguerrido pelo que acredito ser o correto (alguns chamam isso de teimosia); cinéfilo; aficionado por desafios mentais, jogos e por descobertas e aquisições de novas competências.

Shirley Magnólia Baumgartner Câmara de Oliveira, Universidad Europea del Atlántico

Professor

Referências

PRENSKY, Marc. “Não me atrapalhe, mãe – eu estou aprendendo!”. São Paulo: Phorte, 2010.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

BLOOM, Benjamin S. Taxonomy of Educational Objectives: handbook 1 - Cognitive Domain. Nova Iorque: Longman, 1956.

ANDERSON, Lorin W. et. al. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GARDNER, Howard. Inteligência – um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas – a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019.

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. The gamification toolkit: Dynamics, Mechanics, and Components for the win. Philadelphia: Wharton School Press, 2015.

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For the win: the power of gamification. Update ed. Philadelphia: Wharton School Press, 2020.

McGONICAL, Jane. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly . FLOW (Edição revisada e atualizada): a psicologia do alto desempenho e da felicidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.

BARTLE, Richard A. Hearts, Clubs, Diamonds, Spades: Players Who Suit Muds. 1996. Google Scholar. Disponível em: Acesso em: 5 Out. de 2021.

RYAN, R. M., DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivation from a self- determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. 2020. CSDT. Disponível em: <https://selfdeterminationtheory.org> Acesso em: 5 Out. de 2021.

LAZZARO, Nicole. Why We Play Games - Four Keys to More Emotion in Player Experiences. 2004. Xeo Design. Disponível em: <http://www.xeodesign.com/>. Acesso em: 5 Out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Pinheiro, A. K. B. C., & Oliveira, S. M. B. C. de. (2023). INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: O USO DA JOGABILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 3(1), e6/01–12. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67987

Edição

Seção

IV Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação