INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: O USO DA JOGABILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS
Keywords:
Motivação, Jogo colecionável, Jogabilização.Abstract
Uma das maiores causas da evasão escolar está no fato dos alunos não se sen5rem mo5vados com as metodologias de ensino u5lizadas. Em 2019 o IBGE realizou uma pesquisa em todas as regiões brasileiras com estudantes entre 14 a 29 anos, a evasão escolar oriunda de desinteresse pelo conteúdo e metodologia empregada superou 25% em todas as regiões, abaixo somente do abandono pela urgência de trabalhar. As metodologias de ensino, as avaliações como um fim, o ambiente escolar ultrapassado e a fragmentação
disciplinar são algumas das causas para este !esvaziamento” escolar. Os jogos são ferramentas que conseguem diver5r, mo5var e desenvolver competências variadas de forma muito eficiente, além de preparar o indivíduo para situações não planejadas. O jogo em tela possui 83 cartas colecionáveis e ilustrações das grandes personalidades na história da humanidade, sempre contextualizando sua época, feitos e relação com o conhecimento em destaque. O jogo colecionável Múltiplas Inteligências, baseado na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, estimula a descoberta pelos diferentes tipos de inteligências, envolvendo professor e aluno através de uma mecânica simples, divertida, estratégica e colecionável que visa o desenvolvimento Socio-educacional cognitivo do aluno ao mesmo tempo em que os torna protagonistas na utilização, distribuição e conquista da coleção completa. O jogo de cartas Múltiplas Inteligências trabalha com as competências da Base Nacional Comum Curricular e utiliza a metodologia da Jogabilização para atingir 100% do seu objetivo sociocultural e cognitivo.
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