EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO SÍNCRONO NA ESCOLA ESTADUAL DONA CAROLA

Autores

Palavras-chave:

Formação de docentes, Residência pedagógica, Ensino remoto síncrono

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência docente enquanto acadêmico do curso de Licenciatura em Letras Português e Italiano no ensino remoto síncrono aos discentes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dona Carola, na cidade de Curitiba, Paraná. O Programa de Residência Pedagógica é um instrumento utilizado para que acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possam complementar a sua formação prática. Ocorre, no entanto, que diante do contexto da pandemia mundial causada pelo vírus SARS-CoV-2 houve a necessidade da mudança das aulas presenciais por aulas remotas, visando, assim, garantir a segurança sanitária de alunos, estagiários, professores e demais funcionários destes estabelecimentos. Embora a modalidade do Ensino a Distância (EaD) já fosse uma realidade, pouco era utilizada nas escolas estaduais do Paraná. Pela urgência nessa mudança do ensino presencial pelo a distância, novos desafios foram surgindo ao longo das aulas, o que ocasionou na adoção de novas estratégias de ensino que mantivessem a similar qualidade das práticas pedagógicas da instrução presencial. Desta forma, esta explanação visa destacar como foi esta experiência docente na Residência Pedagógica, além de apontar algum dos resultados iniciais testemunhados.

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Biografia do Autor

Marcio Rivabem Winheski, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Graduando de Licenciatura em Letras Português e Italiano pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Referências

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Winheski, M. R. (2021). EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO SÍNCRONO NA ESCOLA ESTADUAL DONA CAROLA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e12/01–12. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65249