EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO SÍNCRONO NA ESCOLA ESTADUAL DONA CAROLA
Keywords:
Formação de docentes, Residência pedagógica, Ensino remoto síncronoAbstract
O objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência docente enquanto acadêmico do curso de Licenciatura em Letras Português e Italiano no ensino remoto síncrono aos discentes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dona Carola, na cidade de Curitiba, Paraná. O Programa de Residência Pedagógica é um instrumento utilizado para que acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possam complementar a sua formação prática. Ocorre, no entanto, que diante do contexto da pandemia mundial causada pelo vírus SARS-CoV-2 houve a necessidade da mudança das aulas presenciais por aulas remotas, visando, assim, garantir a segurança sanitária de alunos, estagiários, professores e demais funcionários destes estabelecimentos. Embora a modalidade do Ensino a Distância (EaD) já fosse uma realidade, pouco era utilizada nas escolas estaduais do Paraná. Pela urgência nessa mudança do ensino presencial pelo a distância, novos desafios foram surgindo ao longo das aulas, o que ocasionou na adoção de novas estratégias de ensino que mantivessem a similar qualidade das práticas pedagógicas da instrução presencial. Desta forma, esta explanação visa destacar como foi esta experiência docente na Residência Pedagógica, além de apontar algum dos resultados iniciais testemunhados.Downloads
References
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 38: Institui o Programa de Residência Pedagógica. 28 fev. 2018. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso em 07 abr. 2021.
DOTTA, Sílvia (Org.) Aulas virtuais síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em educação a distância. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2014.
MCINTOSH, Kenneth. Doença de coronavírus 2019 (COVID-19). 31 mar. 2020. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/1688403/5111980/4.pdf/49227786-d768-470e-9ea2-7e021aa96cc9. Acesso em 07 abr. 2021.
PARANÁ. Decreto nº 4230. Dispõe para as medidas do enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. 16 mar. 2020. Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/Decreto_4230.pdf. Acesso em 07 abr. 2021.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Regimento da Escola Estadual Dona Carola. Disponível em: http://www.ctadonacarola.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/9/690/290/arquivos/File/PPP_PC_Regimento_2014/PPP_2014.pdf. Acesso em 08 abr. 2021.
RODRIGUES, Ana Tercia Lopes. Consciência negra x humana. Jornal do Comércio. 20 nov. 2020. Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/opiniao/2020/11/766626-consciencia-negra-x-humana.html. Acesso em 07 abr. 2021.
VILELA, Luiz. Num sábado. In: VILELA, Luiz. Tarde da noite. São Paulo: Vertente, 1970.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.