SOFTWARE CITY - JOGO EDUCACIONAL EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995072203

Palabras clave:

Jogos Educacionais, Mundos Virtuais 3D, Metaverso, Engenharia de Software

Resumen

O ensino de Engenharia de Software pode ser considerado um dos principais balizadores para a formação de profissionais na área de computação. Constituída por um arcabouço de metodologias, práticas e teorias, a disciplina tem sido tradicionalmente apresentada para os alunos de forma pouco atrativa e bastante teórica. Buscando mitigar estes problemas, este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, do tipo quiz game, imerso em um Mundo Virtual 3D (metaverso), como uma forma alternativa para trabalhar os conceitos de Engenharia de Software, com ênfase nos aspectos mais teóricos. Como principais resultados, destaca-se a interação e exploração do Mundo Virtual, além da possibilidade de ampliação escalar do jogo a partir da inserção de novas perguntas.

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Biografía del autor/a

Nikollas Kauê Soares Gomes, Universidad Federal de Santa María

Graduado em Sistema de Informação - Universidade Federal de Santa Maria

Giliane Bernardi, Universidad Federal de Santa María

Professora Associada do Departamento de Computação Aplicada - DCOM, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, no Centro de Educação.

Andre Zanki Cordenonsi, Universidad Federal de Santa María

Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, UFSM.

Jonathan Donato Pippi, Universidad Federal de Santa María

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria

Citas

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Publicado

2023-05-19

Cómo citar

Gomes, N. K. S., Bernardi, G., Cordenonsi, A. Z., & Pippi, J. D. (2023). SOFTWARE CITY - JOGO EDUCACIONAL EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. ReTER, 4(1), e8/1–19. https://doi.org/10.5902/2675995072203

Número

Sección

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação

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